Evento, no dia 8 de novembro, terá assinatura do decreto de criação do Inova Bento e ciclo de palestras
Como se fosse um hub de inovação, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves promove e sedia, no dia 8 de novembro, um encontro para irradiar novas ideias e conceitos a fim de potencializar negócios. O 1º Fórum de Inovação, ao mesmo tempo que engrandece essa que é uma das mais importantes bandeiras do CIC-BG, oferece a empresários informação e capacitação para empreender e relacionamento para conectar negócios a resultados.
A programação ocupará o Salão de Eventos da entidade a partir das 11h45min e terá, como um dos pontos centrais, a assinatura do decreto municipal para a instituição do Inova Bento, o Centro de Inovação de Bento Gonçalves. Trata-se de uma iniciativa de parceria entre o poder público (sendo o Executivo municipal o autor do decreto) e o setor privado.
Na sequência, ocorre palestra-almoço com o secretário da Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, que abre a programação. Logo após, Alexandre Blauth, da Gartner, falará sobre transformação digital. Ao longo de toda a tarde, o 1º Fórum de Inovação reunirá convidados que atuam na gestão de equipes de inovação em diversas empresas, além de mostrar como elas têm atuado para se manterem relevantes e enfrentarem a volatilidade do mercado. “Estamos passando por um momento de profundas mudanças, com novos hábitos de consumo incorporados em meio a conceitos como compartilhamento de bens e ESG, o que tem provocado a indústria a se reposicionar no atendimento de novas demandas. Discutir, debater e, principalmente, praticar a inovação nas empresas é vital para que elas não apenas se mantenham ativas quanto garantam meios competitivos para seguirem produzindo no futuro”, observa a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Para quem vê a inovação como um obstáculo a ser transposto, o evento vai mostrar como essa concepção deve ser implementada nas empresas, tornando-a parte de sua cultura. Mesmo nos casos em que seja preciso realizar investimentos. A segunda palestra do evento, às 13h10min, reserva um momento para os empreendedores conhecerem as linhas de financiamento para inovação do Badesul.
Na sequência, Tony Chierighini, diretor executivo do CELTA, incubadora de empresas da Fundação Certi, abordará o tema “Inovação na Prática”, às 13h50min.
Depois, o evento reserva espaço para que empresas, em 15 minutos, explanem o que têm feito para inovar. Essas apresentações de cases ocorrerão em dois momentos. Das 14h30min às 15h15min, Diego Tolotti, Valter Sonda e Léo Vitor Redondo falam sobre a Bruning, a Soprano e a Conexo, respectivamente. E, das 16h45min às 17h15min, Cleidi Soberansky e Joao Paulo Gonçalves abordam os cases das Empresas SIM e Fecomércio Lab, respectivamente.
A dinâmica do evento terá espaço também para perguntas da plateia, igualmente em duas oportunidades, entre 15h15min e 15h30min e entre 17h15min e 17h30min. Já às 16h, Fernando Seabra, especialista em inovação, empreendedorismo e startups, sobe ao palco para falar sobre “Cultura de Inovação”. Um dos destaques da programação, Seabra é conhecido por sua participação em programas de empreendedorismo na TV. É mentor do “Planeta Startup”, na Rede TV, e do “Batalha das Startups”, da Record News, além de avaliador do “Shark Tank Brasil”, atração em que investidores apoiam financeiramente pequenos empreendedores, no Sony Channel. Seabra também é cofundador da Angel Investor Club, um hub de conexões para fomentar o empreendedorismo.
O 1º Fórum de Inovação também reunirá três instituições fomentadoras da inovação no Rio Grande do Sul para uma mesa-redonda, às 17h30min. Representando, respectivamente, a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), o SebraeX e a Associação Gaúcha de Startups (AGS), Artur Riberto Gibbon, David Viegas e Bruno Bastos trocarão ideias sobre incubadoras, startups, ecossistemas de inovação e outros assuntos temáticos.
Na palestra de encerramento, às 18h15min, Ricardo Galho, CIO da 4all Tecnologia, traz seu conhecimento em desenvolvimento de produtos, vendas e inovação em pagamentos para a palestra “A oportunidade de Conexão com o Ecossistema de Inovação”.
O evento ainda terá uma confraternização a partir das 19h, com a realização de um happy hour com a presença de food trucks. O 1º Fórum de Inovação é uma realização do CIC-BG, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).
Serviço
O quê: 1º Fórum de Inovação
Quando: dia 8 de novembro, às 11h45min
Onde: Salão de Eventos do CIC-BG, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves (Avelino Luiz Zat, 95 – Bairro Fenavinho)
Quanto: Quanto: R$ 150 para associados do CIC-BG e R$ 200 para não sócios. Os ingressos estão à venda no CIC-BG, no Centro Empresarial
Informações: (54) 2105.1999
Programação
11h45min: palestra-almoço com Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre, e assinatura do decreto de criação do Inova Bento, além de palestra com Alexandre Blauth sobre transformação digital
13h10min: Linhas de Crédito para Inovação, com o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto, e o superintendente da Venture Capital e Inovação, Gabriel Vital
13h50min: palestra “Inovação na Prática”, com Tony Chierighini
14h30min: cases das empresas Bruning, Soprano e Conex, com Diogo Tolotti, Valter Sonda e Léo Vitor Redondo
15h15min: espaço para perguntas da plateia
15h30min: intervalo
16h: palestra “Cultura da Inovação”, com Fernando Seabra
16h45min: cases das empresas SIM e Fecomércio Lab, com Cleidi Dayane Soberansky e Joao Paulo Gonçalves, respectivamente
17h15min: espaço para perguntas da plateia
17h30min: mesa-redonda com Reginp (Artur Riberto Gibbon), SebraeX (David Viegas) e AGS (Bruno Bastos)
18h15min: palestra “A Oportunidade de Conexão com o Ecossitema de Inovação”, com Ricardo Galho
19h: happy hour com presença de food trucks
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves