Escolas interessadas em participar do projeto Miniempresa podem se inscreve até o dia 21 de março
O conhecido empreendedorismo de Bento Gonçalves ganha, mais uma vez, impulso para ser transmitido – e ensinado – às novas gerações. A partir de abril, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) volta a operacionalizar na cidade o projeto Miniempresa, da Junior Achievement – organização voltada a incentivar o empreendedorismo, a educação financeira e a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
O Minempresa convida alunos do segundo ano do ensino médio a vivenciar, na prática, as etapas que envolvem a construção de uma empresa, incluindo o desenvolvimento e a venda de um produto e a gestão do negócio. Para essa edição do projeto, as escolas Mestre Santa Bárbara e Instituto Federal já estão garantidas, mas outros educandários que estimam ver seus alunos participando dessa jornada de aprendizado podem procurar o CIC-BG até o dia 21 de março.
As atividades do Minempresa ocorrem no contraturno escolar, nas próprias escolas participantes, entre a primeira semana de abril e a penúltima semana de junho. Até lá, receberão lições que incluem etapas como pesquisa de mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produto e cálculo de lucro.
Durante os 13 encontros que serão desenvolvidos, os alunos recebem o monitoramento dos chamados “advisers” espécies de conselheiros com reconhecida atuação em quatro áreas distintas – RH, Finanças, Produção e Marketing. As vagas para essa finalidade, inclusive, também estão abertas, e quem desejar se voluntariar para ajudar os futuros empresários pode procurar o CIC-BG. “Falamos muito em empreendedorismo, e essa é a oportunidade que a gente tem para mostrar para o adolescente como funciona uma empresa na prática, participando de sua construção, e o que é ser um empreendedor”, comenta Ângela Cavalet Peron, que atua no suporte da coordenação da JA no CIC-BG e atuou como “adviser” na edição passada do programa.
Oportunidade de participar da ExpoBento
Uma das atividades mais significativas e vistosas para quem se envolve com o programa é a participação na ExpoBento. Neste ano, a feira chega à sua 32ª edição entre os dias 30 de maio e 9 de junho, sendo uma grande vitrine para os miniempresários e seus produtos. Durante os 11 dias do evento, eles podem aproveitar a passagem de quase 300 mil pessoas para exporem, prospectarem clientes e praticarem relacionamento.
No ano passado, as cinco escolas participantes – Alfredo Aveline/Cecília Meireles, Marista Aparecida, Mestre Santa Bárbara e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – estiveram na ExpoBento e ainda foram diplomadas num encontro em Caxias do Sul reunindo todas escolas integrantes do Minempresa na região. Uma delas, inclusive, ficou entre as 10 finalistas do programa no Estado. A Bem-Dita, desenvolvida por alunos das escolas Alfredo Aveline e Cecília Meireles, vendeu bolsinhas de semente na ExpoBento e deu tão certo que se transformou MEI e segue na ativa, comercializando também velas.
Escolas e “advisers” interessados em participar do Miniempresa podem procurar o CIC-BG através do telefone 2105.1999 e se inscreverem.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Augusto Tomasi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor