Série de apresentações teatrais, em novembro, passará por 15 institutos de ensino
Ao aproximar das crianças a história da imigração italiana por meio do teatro, o projeto Le Nostre Origini também mostrou a elas a importância de compreender a formação identitária de Bento Gonçalves como símbolo do que o município é hoje.
Apresentada pela primeira vez em março a partir de uma iniciativa do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a proposta retorna para a segunda edição em novembro, contemplando 15 educandários da rede pública de ensino.
Em oito dias, entre 1º e 30 de novembro, cerca de 3 mil estudantes devem ser impactados pela ação, que tem na encenação da peça “Belamérica” o grande mote do projeto. A montagem, concebida pelo grupo Teatro Luz e Cena, de Novo Hamburgo, traz à tona as origens de Bento Gonçalves a partir da chegada dos imigrantes italianos a partir de 1875.
Para narrar esse episódio, a trupe recorreu a uma história na qual a identidade dos protagonistas traz importantes ensinamentos a respeito da origem dos habitantes de Bento Gonçalves. No palco, os personagens Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno acabam percebendo que seus nomes não são os que eles imaginavam. Então, para descobrir a verdade sobre suas origens, eles precisarão empreender uma longa e divertida viagem no tempo a fim de investigar o que aconteceu.
Assim, além de apresentar às crianças a origem do município de uma maneira lúdica, a peça valoriza a trajetória daqueles que cruzaram um oceano para construir a vida numa nova terra e preserva o legado e a memória da cultura italiana na região. A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, destaca o cunho educacional da proposta ao apresentar essa saga às novas gerações e às crianças que chegam à cidade por meio de famílias em busca de oportunidades profissionais. “Conhecer a história e a cultura de uma região é a melhor forma de valorizá-la, e nossa bagagem é muito rica, merecedora desse destaque. O nosso desenvolvimento está fundamentado na presença do imigrante, do que ele nos legou como vocação, e transmitir essa inspiração à juventude é essencial para que nossas origens não se percam e renovemos o interesse no fazer e empreender”, diz Marijane.
A peça “Belamérica” será encenada nos dias 1º, 3, 16, 17, 18, 28, 29 e 30 de novembro nas escolas Vania Medeiros, Felix Faccenda, Antônio Pasquali Reali, Aurélio Frare, José Farina, Egídio Fabris, Senador Salgado Filho, Santa Helena, Noely Clemente de Rossi, Ouro Verde, Ernesto Dorneles, Princesa Isabel, maria Margarida Zambom Benini, Agostino Brum e Luiz Fornasier.
Ao final da segunda etapa do Le Nostre Origini, o projeto terá passado, contabilizando também a ação de março, por 30 escolas, impactando cerca de 7 mil alunos.
O projeto Le Nostre Origini tem realização do CIC-BG, com financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Saif e dos Supermercados Andreazza.
Fonte: CIC-BG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves