CIC-BG ingressa na Câmara de Comércio Italiana do RS

Entidade empresarial busca angariar parceiros do exterior para promover novos negócios

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) firmou mais um compromisso em seu propósito de estimular a geração de negócios na região. A entidade passou a integrar a Câmara de Comércio Italiana do RS, instituição criada para fortalecer as relações entre a Itália e o sul do Brasil e que entrou em nova fase após a sua reativação, em maio.

O ingresso do CIC-BG como associado à câmara simboliza uma nova aproximação entre os Estados gaúcho e italiano, principalmente ao empresariado local, que passa a prospectar novas possibilidades comerciais. “Entendemos como um movimento estratégico para o CIC-BG, em benefício de seus associados, participar do novo momento que une ainda mais a Itália e o Rio Grande do Sul, sobretudo no sesquicentenário da imigração. Essa iniciativa da entidade, ao mesmo tempo que referenda o legado deixado pelos imigrantes, insere a região num novo ciclo de amizade e prosperidade, fortalecendo nossa relação histórica rumo ao futuro”, disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.

Nesse sentido, a parceria com a Câmara Italiana deve favorecer aquela que é uma das mais importantes heranças culturais e econômicas dos imigrantes, a vitivinicultura. O CIC-BG realiza em 2026 a segunda edição da Envase Brasil sob sua gestão, feira internacional que movimenta toda cadeia do setor ao reunir fornecedores de máquinas, insumos e tecnologia – justamente áreas em que a Itália detém alta expertise. Aproximar mercados, promover desenvolvimento e gerar intercâmbios estão entre as funções da câmara, cuja presidência é exercida por Erasmo Carlos Battistella.

Entusiasta das relações ítalo-gaúchas, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, saudou a parceria da câmara com o CIC-BG, que representa os interesses de mais de 700 negócios na cidade. “Quase todos os empresários de Bento Gonçalves são de origem italiana, então, faz todo sentido que a comunidade empresarial da cidade faça parte da Câmara Italiana, que objetiva trazer investimentos ao Rio Grande do Sul e internacionalizar o Estado e promover suas excelências”, comentou Caruso.

Entre os objetivos da câmara estão a expansão de sua presença territorial, o incentivo aos investimentos bilaterais, a abertura de um novo escritório em Porto Alegre e a organização de missões empresariais entre o Rio Grande do Sul e a Itália, a partir do próximo ano.

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido