CIC-BG incentiva empreendedorismo com formatura de estudantes em projeto Miniempresa

Atividade capitaneada pela entidade por meio do Junior Achievement oportunizou educação empreendedora a alunos de cinco escolas

Quase 70 alunos de Bento Gonçalves completaram um ciclo formativo de educação empreendedora e compartilharam, neste mês, a alegria de se formarem através de uma proposta que os condicionam a serem futuros empresários. Por meio do Junior Achievement, organização voltada à educação em economia e negócios e capitaneada na cidade pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), os estudantes oriundos de cinco escolas receberam lições para gerenciarem um negócio do início ao fim.

A formatura ocorreu de forma regional, em Caxias do Sul, reunindo os estudantes do ensino médio que participaram do programa Miniempresa da JA na região – do município, estiveram envolvidas as escolas Alfredo Aveline/Cecília Meireles, Marista Aparecida e Mestre Santa Bárbara e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). “É muito gratificante poder fazer parte desse despertar nos jovens sobre a importância de serem protagonistas de seus futuros, incentivando-os a empreender e conhecer o funcionamento de um negócio real”, comentou a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

O desafio dos alunos-empresários, durante o programa, foi criar uma empresa e um produto, sendo responsáveis, por exemplo, por fazerem relatórios, calcularem o lucro e devolverem dinheiro a seus acionistas. Para tanto, realizam pesquisa de mercado, estudam a viabilidade técnica e financeira de produzir uma mercadoria e buscam fornecedores até chegar à produção e consequente comercialização, que ocorreu durante o período de realização da ExpoBento, em junho.

Até chegar a esse estágio, eles passaram por uma formação que envolveu 60 horas-aula nas respectivas escolas. Receberam material didático e aulas sobre gestão, empreendedorismo e livre iniciativa, além de lições de recursos humanos, finanças, produção, marketing/vendas, essas ministradas pelos “advisers” – conselheiros com reconhecidas trajetórias nos temas centrais que envolvem a construção de uma empresa.

Um deles foi o empresário Marcio Chiaramonte. Para ele, o projeto traz uma grande oportunidade de qualificação para a juventude. “Há toda uma vivência dentro do espírito de qualificação do que é uma empresa. Eles precisam comprar matéria-prima, remunerar a mão de obra, produzir, obter lucro, vender o produto e falar de suas vantages e ainda lidar com a questão dos impostos, das despesas. É tudo muito próximo da realidade”, disse Chiaramonte.

As miniempresas criadas também elegem seu presidente e os diretores de cada uma das áreas em que os “advisers” atuam. “No começo temos um papel muito importante para transmitir os conteúdos para criar a empresa e se organizarem. Depois ela vai andando, e nós ficamos sempre próximos para dirimir as dúvidas e alavancar questões que precisam ser melhores desenvolvidas”, ressaltou.

Nesse sentido, Chiaramonte também destacou o grau de maturidade dos alunos-empresários participantes da proposta. “Parece que nossa juventude está um pouco mais madura do que há 10 anos. Eles percebem a importância da tecnologia e sabem como usá-la, estão mais curiosos, mais sabidos”, elogiou, fazendo relação com a última edição do Miniempresa, ocorrida em 2013.

Para chegar às escolas participantes, o CIC-BG percorreu os educandários da cidade com ensino médio para sensibilizá-los a aderir ao programa. Os que abraçaram a ideia participaram do Miniempresa entre os meses de março e junho, recebendo importantes ensinamentos que, além de formar empreendedores, preparam cidadãos para o mercado de trabalho focado na busca por soluções.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Benito Rizzi

PG

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