Palestra, dia 1º de junho, será conduzida pelo Programa Próxima Geração
Estima-se, conforme dados do IBGE, que 90% das empresas brasileiras tenham perfil familiar. Assim, a sucessão dos herdeiros nesses negócios é uma discussão necessária para que as empresas, além de se manterem longevas, sigam lucrativas e gerando emprego e renda. É justamente essa temática que leva ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), no dia 1º de junho, três especialistas em gestão de pessoas e recursos humanos para a palestra “Preparo e Desenvolvimento de Herdeiros de Famílias Empresárias”.
Promovido pelo Programa Próxima Geração, com apoio do CIC-BG, o encontro será protagonizado pela psicanalista e sócia da UTZ Soluções, Danielle Quintanilha Merhi, pela psicóloga e diretora da Possibilità Desenvolvimento Humano, Crismeri Delfino, e pela psicóloga e diretora da Böhme Consultoria Mônica Cristina Böhme.
Segundo Danielle, além do grande número de empresas familiares no Brasil, a discussão dessa temática é relevante para identificar as causas que dificultam os negócios de terem continuidade entre uma geração e outra. “Hoje, 30% dos negócios não sobrevivem à transição para a segunda geração. E só 5% chegam à terceira geração”, observa.
Para que esses índices sejam melhorados, é preciso trabalhar o desenvolvimento dos sucessores que futuramente estarão na liderança dos negócios. “O nível de desenvolvimento dos herdeiros é diretamente ligado ao futuro que as empresas familiares terão”, diz a psicanalista.
Mas a preparação dos jovens é um processo do qual a geração antecessora também precisa caminhar junto. Para Danielle, ela tem um papel que vai além do fortalecimento das competências dos filhos. “Ela pode identificar o quanto esses jovens devem ou não participar dos negócios familiares. E, caso não venham a ser executivos, podem ser preparados para serem acionistas, porque vão herdar o negócio e terão responsabilidade no processo decisório”, opina.
Todas as palestrantes têm grande vivência no assunto. Danielle é autora do livro “Família Empresária: vamos dialogar?” e assessora há mais de 20 anos em empresas familiares. Crismeri é professora de MBA da PUC-RS e na UOL EdTech, Unisinos e Feevale para conteúdos de liderança, competências de gestão e equipes, enquanto executa programas de trainees e planos de desenvolvimento individual e trabalha com famílias empresárias.
Serviço
O quê: palestra “Preparo e Desenvolvimento de Herdeiros de Famílias Empresárias”
Quando: dia 1º de junho, às 9h
Onde: CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)
Quanto: gratuito, mediante confirmação de presença
Inscrições: (54) 2105.1999
Fonte: Exata Comunicação
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril