CIC-BG capta conselheiros para o projeto Miniempresa

Voluntários podem se inscrever até o dia 14 de março para auxiliarem estudantes do ensino médio nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças

A manutenção da cultura empreendedora que molda os negócios de Bento Gonçalves passa pelo incentivo à atual geração, e o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) cumpre um importante papel nesse propósito. Responsável pelo projeto Miniempresa no município, a entidade está buscando novos conselheiros que auxiliarão os futuros alunos-empresários em sua jornada de criação de uma empresa.

Chamados de ‘advisors’, eles cumprem um importante papel no projeto promovido pela Junior Achievement, contribuindo para desenvolver com os estudantes do ensino médio as melhores estratégias nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de março, no CIC-BG.

Desse modo, eles serão importantes agentes formativos, atuando de forma voluntária para emprestar seus saberes aos jovens aprendizes e complementando o ensino que eles receberão no contraturno escolar. Durante 13 encontros que iniciam na primeira semana de abril, os alunos receberão lições como pesquisa de mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produto e cálculo de lucro. Assim, ao fim da imersão, eles terão como missão criar uma empresa, da concepção à operação, com o desenvolvimento de um produto para ser comercializado. Além de incentivar o empreendedorismo jovem, o programa educa financeiramente os participantes e os prepara para os desafios do mercado de trabalho, sendo uma importante escola para a formação profissional dos estudantes de forma prática.

Em 2024, sete escolas – Visconde de Bom Retiro, Mestre Santa Barbara, Sagrado Coração de Jesus, Instituto Federal Bento Gonçalves, Impulso Bento, Cecilia Meireles e Cenecista – mobilizaram cerca de 70 alunos para participarem do projeto, que teve um de seus melhores anos.  A empresa Sinta-se, criada pelos alunos do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), chegou à final nacional com seu negócio de pomadas naturais, após ser uma das três selecionadas para representar o Rio Grande no Sul na seletiva. Na região, a Sinta-se havia sido premiada durante a formatura regional do programa, quando foi destaque em Gestão de Finanças. Na mesma ocasião, a empresa Salute, da Escola Impulso Bento, foi eleita como Miniempresa Inovadora.

Para saber mais sobre a função de ‘advisors’, entre em contato com o CIC-BG pelo telefone 2105.1999.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Exata Comunicação | Bárbara Salvatti

 

error: Conteúdo Protegido