A previsão para os próximos dias indica uma gradativa queda nas temperaturas e chuvas mais concentradas em pontos isolados. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 20/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com o Irga e a Emater/RS-Ascar.
Na sexta-feira (17/05), a previsão continua sendo de tempo estável na maior parte do RS, porém as chuvas devem se espalhar sobre a Região da Serra e Região Norte. As temperaturas devem seguir mais baixas durante a manhã e amenas à tarde
No sábado (18/05), o anticiclone migratório deve ganhar mais força durante seu deslocamento sobre o Estado, fazendo com que as temperaturas fiquem mais baixas pela manhã, podendo ter ocorrência de geada nas regiões Sul e Campanha. O maior volume de chuva deve se concentrar na divisa com Santa Catarina sobre a Região dos Campos de Cima da Serra, onde existe uma pequena probabilidade de ocorrência de precipitação invernal do tipo chuva congelada ou neve.
No domingo (19/05), a previsão é de chuvas moderadas sobre a Região da Campanha, Litoral Norte e Serra. Entretanto, os maiores volumes estão previstos para a Região Metropolitana e Região da Costa Doce, principalmente em Camaquã, São Lourenço e Pelotas. As temperaturas devem ficar mais baixas durante a manhã, aumentando a probabilidade de geada sobre a Região da Campanha e Fronteira Oeste.
Na segunda-feira (20/05), o tempo deve seguir estável na maior parte do RS, com chuva moderada sobre o Litoral. As temperaturas devem seguir mais baixas durante a manhã e amenas à tarde.
Na terça-feira (21/05) um cavado em superfície sobre o Paraguai deve se formar e causar instabilidade e precipitação entre a Região Central e Campanha de forma moderada, com volumes mais expressivos sobre pontos isolados da Campanha.
Na quarta-feira (22/05) a formação de um novo sistema frontal deve trazer chuvas mais volumosas entre a Região Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Região Central.
A previsão indica para os próximos sete dias maiores volumes de chuvas para o Extremo Sul do Estado, Regiões da Campanha e Campos de Cima da Serra. Estes acumulados devem ficar entre 50 e 100 mm. Na faixa que compreende as Regiões do Alto Uruguai, Planalto Médio, Missões Encostas Inferior e Superior do Nordeste, Depressão Central e Litoral Norte os volumes de chuvas devem ser mais amenos em relação às últimas semanas, com acumulados ficando entre 10 até 50 mm. Na Fronteira Oeste a tendência é para volumes de chuvas entre 5 e 50 mm.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Fernando Dias
CGU: maioria dos aposentados desconhece entidades que faziam descontos do INSS
Vereadores aprovam abertura de crédito para reforma de Centro de Referência de Assistência Social em Bento
Parlamentares aprovam projeto que concede reajuste aos servidores públicos municipais inativos e pensionistas em Bento Gonçalves