A previsão para os próximos dias indica uma gradativa queda nas temperaturas e chuvas mais concentradas em pontos isolados. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 20/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com o Irga e a Emater/RS-Ascar.
Na sexta-feira (17/05), a previsão continua sendo de tempo estável na maior parte do RS, porém as chuvas devem se espalhar sobre a Região da Serra e Região Norte. As temperaturas devem seguir mais baixas durante a manhã e amenas à tarde
No sábado (18/05), o anticiclone migratório deve ganhar mais força durante seu deslocamento sobre o Estado, fazendo com que as temperaturas fiquem mais baixas pela manhã, podendo ter ocorrência de geada nas regiões Sul e Campanha. O maior volume de chuva deve se concentrar na divisa com Santa Catarina sobre a Região dos Campos de Cima da Serra, onde existe uma pequena probabilidade de ocorrência de precipitação invernal do tipo chuva congelada ou neve.
No domingo (19/05), a previsão é de chuvas moderadas sobre a Região da Campanha, Litoral Norte e Serra. Entretanto, os maiores volumes estão previstos para a Região Metropolitana e Região da Costa Doce, principalmente em Camaquã, São Lourenço e Pelotas. As temperaturas devem ficar mais baixas durante a manhã, aumentando a probabilidade de geada sobre a Região da Campanha e Fronteira Oeste.
Na segunda-feira (20/05), o tempo deve seguir estável na maior parte do RS, com chuva moderada sobre o Litoral. As temperaturas devem seguir mais baixas durante a manhã e amenas à tarde.
Na terça-feira (21/05) um cavado em superfície sobre o Paraguai deve se formar e causar instabilidade e precipitação entre a Região Central e Campanha de forma moderada, com volumes mais expressivos sobre pontos isolados da Campanha.
Na quarta-feira (22/05) a formação de um novo sistema frontal deve trazer chuvas mais volumosas entre a Região Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Região Central.
A previsão indica para os próximos sete dias maiores volumes de chuvas para o Extremo Sul do Estado, Regiões da Campanha e Campos de Cima da Serra. Estes acumulados devem ficar entre 50 e 100 mm. Na faixa que compreende as Regiões do Alto Uruguai, Planalto Médio, Missões Encostas Inferior e Superior do Nordeste, Depressão Central e Litoral Norte os volumes de chuvas devem ser mais amenos em relação às últimas semanas, com acumulados ficando entre 10 até 50 mm. Na Fronteira Oeste a tendência é para volumes de chuvas entre 5 e 50 mm.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Fernando Dias
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor