Cerca de 200 instituições recebem visitantes pelo Dia Estadual do Patrimônio

Programação cultural movimentou instituições da Sedac e municípios gaúchos

O final de semana ensolarado em boa parte do Estado foi um convite a mais para que a população gaúcha pudesse visitar espaços culturais durante a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2022. No sábado e no domingo (20 e 21), cerca de 200 instituições, em Porto Alegre e em 70 municípios, abriram suas portas para celebrar as artes, a memória e a história. Foram realizadas visitas guiadas, exposições, apresentações, oficinas, seminários, entre outras atividades.

Esta foi a quarta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). A programação começou oficialmente na Biblioteca Pública do Estado (BPE), em Porto Alegre, com a entrega da obra de restauro da fachada do prédio – construção que completa cem anos em setembro.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad; do assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn; do diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi; da diretora da BPE, Morgana Marcon; da coordenadora do Dia Estadual do Patrimônio, assessora técnica da Sedac, Luísa Maciel; e do arquiteto Lucas Volpatto, responsável pelas obras de restauro das pinturas murais no prédio da BPE.

Além da BPE, mais de 20 instituições da Sedac aderiram à programação. No Theatro São Pedro foram realizadas visitas guiadas; na Discoteca Pública Natho Henn, apresentação musical; na Casa de Cultura Mario Quintana, visitas mediadas; no Museu Antropológico do RS (Mars), oficina de arqueologia e exibição de documentário; no Museu de Arte do RS (Margs), a exposição “Presença Negra no Margs”. Já no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), a equipe conversou com interessados sobre o processo de sistematização e organização das pesquisas do acervo.

Esta edição trabalhou a temática “Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética”, propondo uma reflexão sobre direitos e deveres associados ao patrimônio cultural. Datas como esta incentivam o fortalecimento dos vínculos das comunidades com seus patrimônios e são importantes ferramentas para o fomento da educação cultural.

Pelo Estado

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi marcado por uma programação diversificada pelo Estado. Em Pelotas, por exemplo, prédios históricos foram abertos ao público para a proposição de debates sobre a importância do patrimônio material e imaterial para a cultura do município. Em Santa Maria, a cidade promoveu o Circuito Cultural nos Museus, com um roteiro por prédios e acervos. Em São Miguel das Missões, foi realizado o painel “Patrimônio Mundial: Herança do Passado, Perspectivas para o Futuro”, o lançamento do roteiro de visitação Turística na Aldeia Tekoa Ko’ẽju, e a exposição Sete Povos, Retratos de um Território. Em Restinga Sêca, a Estação Férrea do município sediou exposições e atividades culturais.

Instituições da Sedac nos municípios também aderiram, como o Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, e o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos. No Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), em Taquara, uma roda de conversa sobre patrimônio arqueológico e cidadania foi ao ar livre, no pátio da instituição.

No Estado, as comemorações do Dia do Patrimônio Cultural ocorrem anualmente no terceiro final de semana de agosto. A celebração é alusiva ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto – em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Embora a programação tenha se concentrado no final de semana, em alguns locais as ações se estendem até o final do mês. O mapa das atividades pode ser acessado na página do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, no site da Sedac, no link https://cultura.rs.gov.br/programacao-2022.

CRÉDITO DAS FOTOS: Ascom Sedac

Inauguração do restauro da fachada do prédio da Biblioteca Pública do Estado (BPE) marcou o início das comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad, na abertura da programação na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Da esquerda para a direita: Lucas Volpatto, Morgana Marcon, Renato Savoldi, Eduardo Hahn e Luísa Maciel

Oficina de arqueologia foi uma das atividades no Museu Antropológico do RS (Mars)

Roda de conversa sobre patrimônio arqueológico e cidadania no pátio do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), em Taquara

Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, integrou a programação do final de semana

Fonte e fotos: Ascom Sedac

 

error: Conteúdo Protegido