Programação cultural movimentou instituições da Sedac e municípios gaúchos
O final de semana ensolarado em boa parte do Estado foi um convite a mais para que a população gaúcha pudesse visitar espaços culturais durante a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2022. No sábado e no domingo (20 e 21), cerca de 200 instituições, em Porto Alegre e em 70 municípios, abriram suas portas para celebrar as artes, a memória e a história. Foram realizadas visitas guiadas, exposições, apresentações, oficinas, seminários, entre outras atividades.
Esta foi a quarta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). A programação começou oficialmente na Biblioteca Pública do Estado (BPE), em Porto Alegre, com a entrega da obra de restauro da fachada do prédio – construção que completa cem anos em setembro.
A cerimônia contou com a presença da secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad; do assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn; do diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi; da diretora da BPE, Morgana Marcon; da coordenadora do Dia Estadual do Patrimônio, assessora técnica da Sedac, Luísa Maciel; e do arquiteto Lucas Volpatto, responsável pelas obras de restauro das pinturas murais no prédio da BPE.
Além da BPE, mais de 20 instituições da Sedac aderiram à programação. No Theatro São Pedro foram realizadas visitas guiadas; na Discoteca Pública Natho Henn, apresentação musical; na Casa de Cultura Mario Quintana, visitas mediadas; no Museu Antropológico do RS (Mars), oficina de arqueologia e exibição de documentário; no Museu de Arte do RS (Margs), a exposição “Presença Negra no Margs”. Já no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), a equipe conversou com interessados sobre o processo de sistematização e organização das pesquisas do acervo.
Esta edição trabalhou a temática “Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética”, propondo uma reflexão sobre direitos e deveres associados ao patrimônio cultural. Datas como esta incentivam o fortalecimento dos vínculos das comunidades com seus patrimônios e são importantes ferramentas para o fomento da educação cultural.
Pelo Estado
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi marcado por uma programação diversificada pelo Estado. Em Pelotas, por exemplo, prédios históricos foram abertos ao público para a proposição de debates sobre a importância do patrimônio material e imaterial para a cultura do município. Em Santa Maria, a cidade promoveu o Circuito Cultural nos Museus, com um roteiro por prédios e acervos. Em São Miguel das Missões, foi realizado o painel “Patrimônio Mundial: Herança do Passado, Perspectivas para o Futuro”, o lançamento do roteiro de visitação Turística na Aldeia Tekoa Ko’ẽju, e a exposição Sete Povos, Retratos de um Território. Em Restinga Sêca, a Estação Férrea do município sediou exposições e atividades culturais.
Instituições da Sedac nos municípios também aderiram, como o Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, e o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos. No Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), em Taquara, uma roda de conversa sobre patrimônio arqueológico e cidadania foi ao ar livre, no pátio da instituição.
No Estado, as comemorações do Dia do Patrimônio Cultural ocorrem anualmente no terceiro final de semana de agosto. A celebração é alusiva ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto – em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Embora a programação tenha se concentrado no final de semana, em alguns locais as ações se estendem até o final do mês. O mapa das atividades pode ser acessado na página do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, no site da Sedac, no link https://cultura.rs.gov.br/programacao-2022.
CRÉDITO DAS FOTOS: Ascom Sedac
Inauguração do restauro da fachada do prédio da Biblioteca Pública do Estado (BPE) marcou o início das comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad, na abertura da programação na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Da esquerda para a direita: Lucas Volpatto, Morgana Marcon, Renato Savoldi, Eduardo Hahn e Luísa Maciel
Oficina de arqueologia foi uma das atividades no Museu Antropológico do RS (Mars)
Roda de conversa sobre patrimônio arqueológico e cidadania no pátio do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), em Taquara
Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, integrou a programação do final de semana
Fonte e fotos: Ascom Sedac
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves