Evento, que ocorreu nos dias 16 e 17 de março, na Praça do Porto, superou as expectativas da organização
O município de Santa Tereza na Serra Gaúcha, às margens do Rio Taquari, que em 2023 sofreu a pior catástrofe de sua história mostrou, seis meses após o ocorrido, e exatamente quatro meses após a segunda enchente, que o poder de superação da comunidade é indescritível.
Neste fim de semana, mais especificamente a partir das 16h do sábado até o final da noite do domingo, empreendedores locais, como vinícolas, restaurantes, cachaçaria e artesanato receberam com todo o carinho e a hospitalidade próprias das comunidades do interior cerca de 18 mil turistas e visitantes que estiveram no local para prestigiar a segunda edição da ExpoSanta.
O evento, que surgiu em 2023, tendo sua primeira edição realizada em 4 de junho, após duas transferências de data, devido às condições climáticas, superou todas as expectativas de público e comercialização de produtos. O sorriso e a satisfação estavam evidentes no final da noite do domingo, mesmo diante do cansaço que ronda os preparativos e o momento do evento em si. “Não temos do que nos queixar. Foi tudo perfeito, fantástico. Em pouco mais de um dia foram 70 quilos de capeletti frito, fora o restante”, comemora Jairo Soligo, que além de servidor público, também atua na área da gastronomia juntamente com a família. Até o neto de apenas oito anos esteve ajudando a atender no estande.
Os shows foram um espetáculo à parte. Irmãos Farina, Grupo Tholl, Tchê Sarandeio e Vítor Henrique e Gabriel, no sábado, reuniram desde crianças até o público mais experiente para prestigiar os espetáculos. Já no domingo, atrações de nível nacional arrastaram uma multidão para o Município, que ficou pequeno para tanta gente. As apresentações iniciaram às 10h com a Orquestra de Acordeon e o Coral de Santa Tereza. A surpresa ficou por conta do Hino a Santa Tereza, revelado pelo Coral, que emocionou a prefeita Gisele Caumo. “Eu não esperava por isso. Estou emocionada. A partir de hoje, vocês irão entoar este hino em todos os eventos oficiais do Município”, frisou. Na sequência, Leo Oliveira e The Beatles no Acordeon subiram ao palco para seus shows. À tarde, Acústicos e Valvulados e Nenhum de Nós arrastaram uma verdadeira legião de fãs. Para finalizar, o Musical San Marino colocou o público para dançar até por volta das 23h.
Passeio de Trentino, voo cativo de Balão, plataforma 360° e brinquedos infláveis, tudo disponibilizado de forma gratuita, além de rede de wi-fi aberta, também agradaram o público que prestigiou o evento, que teve o patrocínio de Sicredi, Suvalan e Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas e apoio de Caitá, Hotel Villa Michelon, Restaurante Di Paolo e SescBento.
“É difícil encontrar palavras para expressar tamanha gratidão a todos os que acreditaram que a ExpoSanta seria um sucesso. Desde a primeira edição, tivemos a certeza de que este era o evento que a comunidade tanto sonhava, tanto aguardou. Esta segunda edição veio para coroar o êxito desta festividade e deixar uma marca não só para Santa Tereza, mas para a região. Agora podemos afirmar que também temos a nossa maior festa”, enfatiza a prefeita Gisele Caumo. “Gratidão aos empreendedores, aos servidores públicos e terceirizados que se dedicaram a deixar tudo impecável, mas principalmente ao público que atendeu nosso chamado e que veio para constatar o quanto trabalhamos após tantas dificuldades que passamos. Se a primeira edição ficou para a história por ser um marco, esta vai ficar pela superação”, conclui.
Homenagem aos voluntários
A 2ª ExpoSanta também foi momento para homenagear os voluntários que atuaram na limpeza e recuperação do Município após a maior catástrofe de sua história. Após o cerimonial de abertura, autoridades, lideradas pela prefeita Gisele Caumo, como o representante do Governo do Estado, secretário de Desenvolvimento Rural Ronaldo Santini, deputados estaduais Dirceu Franciscon e Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores Ivaldo Pizzetti, efetuaram a inauguração do Obelisco, localizado na Praça Norte, às margens do Rio Taquari.
O monumento deverá se tornar mais um ponto turístico para o Município, enaltecendo o trabalho de tantos anônimos, que muito fizeram por Santa Tereza. “Nossa homenagem a todos aqueles que, de forma voluntária, demonstraram sua solidariedade por ocasião da maior catástrofe da história desse Município, ocorrida em 4 de setembro de 2023, através da prestação de serviços, envio de donativos ou, mesmo à distância, orando pela recuperação de imensuráveis perdas. Este obelisco marca a gratidão e o apreço de todos os santa-terezenses a cada uma dessas pessoas, empresas e entidades, almejando que tragédias semelhantes jamais voltem a ocorrer. Também transmitimos, por esta edificação, o desejo de proteção e defesa a esta terra e sua gente. Santa Tereza, março de 2024”, menciona a placa afixada no memorial.
Fonte: Mônica Rachele | Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Tereza
Fotos: Vagão Filmes
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)