A iniciativa possibilita definir estratégias de fomento ao setor através de dados
Toda pessoa que pretende abrir um negócio e até mesmo os empresários atuais tem a opção de atender ou não turistas. Aquele que atende o turista será também cadastrado no Alvará Turístico. A iniciativa pioneira foi implantada em Bento Gonçalves, por meio de uma demanda do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), há seis meses e cerca de 160 empreendimentos já aderiram.
A Malhas G’Dom é uma das empresas que possui o documento. Para a assessora de Turismo Carine Salin, “este diferencial nos dá o aval para termos o nosso serviço/produto na Rota Turística de Bento Gonçalves. Para o setor acredito que seja a certificação e a validação do empreendimento como participante do turismo”, pontuou Carine.
O Alvará possibilita mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.
A empresa Benevento Chocolates & Café recebeu o alvará há cerca de um mês. A sócia proprietária Jéssica Bellavir se diz muito contente com a adesão. “Quando trabalhamos com pessoas devemos ser excelentes em tudo. O alvará reconhece que nós trabalhamos com turismo e estamos fazendo o possível para oferecer o melhor. Os turistas se surpreendem quando veem pendurado na parede, e se torna mais curioso até mesmo para conhecerem a cidade”, declara.
Com a concessão do Alvará Turístico, a empresa é cadastrada no Empreendedor Virtual. Nisso, o empresário tem uma ferramenta em que pode manter atualizados seus dados, incluir fotos do estabelecimento e se inserir nas programações de Bento. Além disso, a plataforma oferece um controle de visitação daquele empreendimento, podendo registrar o número de visitantes que a empresa recebe.
“Através desta ferramenta poderemos ter informações precisas do desempenho do setor, isso nos ajudará a construir planos estratégicos e também criar políticas públicas que fortaleçam todo o setor”, esclarece o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Quem quiser aderir a proposta deve comparecer na Secretaria de Turismo para se inscrever e obter o benefício. O projeto para a concessão do Alvará Turístico foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças.
Fonte: Prefeitura de Bento
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana