A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) realiza, entre os dias 25 e 29 de abril, testes com o sistema de sirenes instalados nas Usinas Hidrelétricas de Monte Claro e 14 de julho. As sirenes serão testadas para avaliar a eficácia do sistema. A companhia ressalta que os moradores, que habitam o trecho a jusante das barragens, deverão ouvir os alarmes neste período, mas sem a necessidade de evacuação de suas casas.
O sistema de sirenes faz parte do protocolo da Zona de Autossalvamento (ZAS) da usina. O espaço é localizado na região abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros e/ou tempo de chegada da água menor que 30 minutos, em caso de rompimento da barragem.
O Sistema de Alerta será acionado somente se houver risco de rompimento da barragem. Em caso de cheias, a Usina adota outras medidas, como entrar em contato com as Defesas Civis do Estado e dos municípios abaixo da barragem.
O teste atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela lei n° 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens.
Os Municípios de Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã abrangem as UHE de Monte Claro e 14 de julho.
Informações CERAN
Foto: Arquivo / Viciados em Estrada
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves