A Ceran informa que nesta segunda-feira, 04 de setembro, o Rio das Antas atingiu a vazão mais alta registrada desde a construção das usinas. Nesse momento as vazões continuam altas, mas com tendência de redução e em níveis menos preocupantes.
As barragens estão em estado operacional, não apresentam qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. Portanto a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento.
Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a CERAN agiu com rapidez e de forma preventiva, conforme determinado pelas leis de Segurança de Barragens.
Embora a CERAN se solidarize com os problemas causados pela alta vazão do rio, gostaríamos de lembrar que nossas barragens não têm capacidade de armazenamento, portanto, não temos o controle sobre a vazão natural do rio que teria ocorrido independentemente da existência das barragens.
Ressaltamos o nosso cuidado com as pessoas e pedimos a todos que se informem através dos meios de comunicação oficiais da Ceran e imprensa, evitando a propagação de notícias que não condizem com a realidade.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor