A Secretaria de Educação (SMED) tem como missão oportunizar serviços educacionais de qualidade, comprometidos com a atuação transformadora e tendo como foco a aprendizagem, alicerçada nos princípios de universalidade, equidade e diversidade.
Com base nisso, foi apresentado nesta quarta-feira (28), para vereadores e imprensa, o Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA). O ambiente, é destinado ao acolhimento e à gestão do aperfeiçoamento e da avaliação pedagógica, que busca potencializar a formação continuada dos profissionais da Educação e, por consequência, melhorar os resultados do aprendizado das crianças e adolescentes. O espaço localizado na Avenida Osvaldo Aranha, e já ofertou mais de 300 horas de formação.
Para a coordenadora do espaço Thaís Regina Prates o espaço “busca despertar nos profissionais, com capacitações semanais, as diferentes formas de apresentar o conteúdo aos alunos, com práticas através de jogos, das emoções, da literatura, das sensações”.
No ambiente também é pensada a educação como um todo com encontros de integração entre os profissionais. “Trabalhamos a educação como um todo e avaliando os dados coletados nas escolas. Hoje nosso IDEB está em segundo lugar no Estado, entre os Municípios acima de 100 mil habitantes, e buscamos entender cada realidade para aumentar esses dados”.
Conforme a secretária Adriane Zorzi “o CMAPA possibilita uma ambiência que confira identidade pedagógica à rede municipal e constitua referência para as etapas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Assim, concentra movimentos de estudo e reflexão sobre ofazer didático, favorecendo a coesão e a continuidade entre as diferentes etapas da atuação pedagógica, aliando teoria e prática e fomentando ações inovadoras”, disse.
“Nós entregamos material didático gratuito para toda essa garotada, além de oferecer uma alimentação variada e com excelente qualidade. Os professores passam por encontros de formação que têm como foco discussões teórico-práticas acerca de desafios emergentes da educação na rede municipal, tais como os processos de avaliação, a consolidação do sistema de ensino SET Brasil e a constituição identitária”, destaca o prefeito Diogo Siqueira.
A busca pelo aprimoramento do currículo e por parcerias que geram impacto na vida dos estudantes também são constantes. Um exemplo de sucesso são os quase 400 alunos da rede municipal estudam em tempo integral nas dependências da UCS no município, onde eles têm acesso à toda a infraestrutura da universidade.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefenon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor