Espaço presta atendimento médico, além do acompanhamento com psicólogo e nutricionista
Proporcionar uma saúde de qualidade para todos é um dos propósitos do Governo Municipal, e que tem feito a diferença. Com esse objetivo, o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) realiza uma média de 130 atendimentos semanais para gestantes. No local, além do atendimento médico com médicos obstetras, a futura mamãe tem disponível ainda consultas com nutricionista, psicóloga e enfermeiras. O CRMI é considerado hoje referência de atendimento de gestação de alto risco e atende os municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. No espaço são realizados os testes rápidos, citopatológico e a monitorização antes do parto, conhecido por MAP, para as gestantes que tem a indicação médica de realizar o exame.
A jovem Liziane Rodrigues Martins, 33 anos, está no 7º mês de gravidez e está fazendo o acompanhamento do pré-natal no espaço. Acompanhada do esposo, destacou sobre o atendimento médico na unidade. “Eu estou fazendo o acompanhamento no Materno por conta de uma diabete gestacional que descobri no início da gravidez. Eu realizei os exames que nos ajudaram a buscar o acompanhamento médico para que eu pudesse fazer o tratamento para essa doença que é grave e acomete outras mulheres no período da gestação. Eu sempre digo que é importante fazer o pré-natal, para se prevenir de problemas que podem acometer e assim podermos cuidar da gestação”.
Liziane foi atendida pela médica ginecologista e obstetra Júlia de Gasperi, que comentou sobre a importância da mulher realizar de forma correta o pré-natal. “Aqui no Materno nós fazemos o acompanhamento de diversas gestações de alto risco, que são aquelas que tem alguma doença diagnosticada, como, por exemplo, a diabete gestacional, hipertensão, que começa na gestação, casos que temos uma dificuldade no crescimento do bebê e outras doenças que podem causar complicações na gestação”.
Ainda conforme a médica “a maior parte desses diagnósticos é feito no pré-natal básico que é realizado na unidade básica de saúde. Por isso é importante começar o acompanhamento o quanto antes, para que a gente possa diagnosticar por vezes alguma doença. Aqui na nossa rede nós temos disponíveis diversos obstetras que fazem o acompanhamento de casos de alto risco e dispomos de exames para quando for necessário fazer o acompanhamento da gestação”.
A enfermeira e coordenadora do CRMI Kelli Garcia Feijó destacou que “aqui no espaço nós somos providos de profissionais altamente capacitados e que desempenham um atendimento importante para as gestantes que tem algum risco na gestação. O CRMI é importante, pois presta um atendimento mais especializado e com maior atenção para todos os aspectos da gestação”.
O secretário de Saúde Gilberto Junior ressaltou sobre o trabalho realizado no espaço. “Sabemos que esse atendimento diferenciado do Materno tem sido primordial para muitas futuras mães que realizam o pré-natal. A gente sempre reforça o quão importante é buscar esse acompanhamento com médicos, e também ter o auxílio com nutricionista e psicólogo, quando necessário, para que tenham uma gestação tranquila e segura”.
O CRMI está localizado na Avenida Dr Antônio Casagrande, número 228. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h. Agendamentos e consultas podem ser feitos através do telefone (54) 3055-8555.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor