Serviço presta atendimento ambulatorial a crianças e adolescentes em caso de suspeita, confirmação ou testemunho de violência
O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil do Hospital Geral de Caxias do Sul (CRAI-HG) completa neste mês de maio um ano de funcionamento, com 539 casos atendidos. O Centro presta atendimento ambulatorial a crianças e adolescentes em caso de suspeita, confirmação ou testemunho de violência, atuando sob a premissa da não revitimização e pela via do acolhimento, da proteção, da responsabilização, do acompanhamento e da prevenção.
O CRAI-HG é formado por uma equipe multiprofissional, composta pelas áreas de pediatria, ginecologia, infectologia, medicina-legal, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia e psiquiatria. Além dessas equipes, o Centro mantém vínculo com uma rede de proteção formada por Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, UBSs, escolas, CRAS, CREAS, CAPS, CAPS Infantil, conforme avaliação da necessidade de cada caso.
Também atuam nessa rede de atendimento o Instituto Geral de Perícia (IGP), responsável pela realização das perícias físicas e psíquicas, assim como pela coleta, guarda e encaminhamento de material biológico das vítimas, e a Delegacia Especializada em Criança e Adolescentes (DECA), onde são feitos os Boletins de Ocorrência Policial (BOP).
Serviço
O quê: Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil do Hospital Geral (CRAI-HG)
Onde: os atendimentos são feitos em sala específica e reservada, localizada à direita da entrada pela portaria principal do HG
Mais informações: pelo telefone 3218-7200, ramais 7652 ou 6721
Fonte: ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS
Fotos: HG Divulgação
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)