Centro de pesquisas de Veranópolis é tema do “Chimarrão com Inovação”

O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (Cefruti), em Veranópolis, será o tema da próxima edição do “Chimarrão com Inovação”, que ocorre nesta sexta-feira (5/7), às 10 horas. A transmissão gratuita ocorre pelo canal de eventos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi). O evento é uma ação dos 105 anos da pesquisa agropecuária, comemorados este ano.

O palestrante será o engenheiro agrônomo e pesquisador do Cefruti, Sérgio Dias Lannes. Ele vai contar a história do Centro, fundado em 1919, sendo o mais antigo em estudos agrícolas do Rio Grande do Sul. “A unidade de pesquisa de Veranópolis iniciou as atividades com a cultura do trigo no início na década de 1920. Posteriormente desenvolveu trabalhos com outras culturas anuais, entre elas milho, soja e linho”, comenta.

Segundo Lannes, a partir da década de 1980, por um apelo regional em função da cultura da macieira, o Centro iniciou os trabalhos com fruticultura, os quais se intensificaram, representando atualmente as principais ações de pesquisa da unidade. “As atividades atuais abrangem as áreas de pesquisa em horticultura, meteorologia e grãos. Merecem destaque culturas como o pessegueiro, ameixeira, videira, kiwizeiro, caquizeiro, sorgo e batata-doce”, explica o pesquisador.

Lannes destaca que são firmadas parcerias com diversas instituições para a realização de trabalhos técnico-científicos. “Nesta palestra, vou apresentar um panorama do Centro de Pesquisa, passando pela sua história, estruturação, quadro funcional, áreas de pesquisas, trabalhos desenvolvidos, ações de divulgação e perspectivas futuras, enaltecendo a valorização da pesquisa e dos servidores que fizeram parte da trajetória de 105 anos”.

SERVIÇO

O quê: Chimarrão com Inovação: Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (Cefruti)

Quando: 5 de julho (sexta-feira)

Horário: 10h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=LEJ1Ikl0EyM

Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Foto: Fernando Dias/Seapi (Castelinho de Veranópolis, onde a pesquisa agropecuária iniciou em 1919).

 

 

error: Conteúdo Protegido