O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (Cefruti), em Veranópolis, será o tema da próxima edição do “Chimarrão com Inovação”, que ocorre nesta sexta-feira (5/7), às 10 horas. A transmissão gratuita ocorre pelo canal de eventos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi). O evento é uma ação dos 105 anos da pesquisa agropecuária, comemorados este ano.
O palestrante será o engenheiro agrônomo e pesquisador do Cefruti, Sérgio Dias Lannes. Ele vai contar a história do Centro, fundado em 1919, sendo o mais antigo em estudos agrícolas do Rio Grande do Sul. “A unidade de pesquisa de Veranópolis iniciou as atividades com a cultura do trigo no início na década de 1920. Posteriormente desenvolveu trabalhos com outras culturas anuais, entre elas milho, soja e linho”, comenta.
Segundo Lannes, a partir da década de 1980, por um apelo regional em função da cultura da macieira, o Centro iniciou os trabalhos com fruticultura, os quais se intensificaram, representando atualmente as principais ações de pesquisa da unidade. “As atividades atuais abrangem as áreas de pesquisa em horticultura, meteorologia e grãos. Merecem destaque culturas como o pessegueiro, ameixeira, videira, kiwizeiro, caquizeiro, sorgo e batata-doce”, explica o pesquisador.
Lannes destaca que são firmadas parcerias com diversas instituições para a realização de trabalhos técnico-científicos. “Nesta palestra, vou apresentar um panorama do Centro de Pesquisa, passando pela sua história, estruturação, quadro funcional, áreas de pesquisas, trabalhos desenvolvidos, ações de divulgação e perspectivas futuras, enaltecendo a valorização da pesquisa e dos servidores que fizeram parte da trajetória de 105 anos”.
SERVIÇO
O quê: Chimarrão com Inovação: Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (Cefruti)
Quando: 5 de julho (sexta-feira)
Horário: 10h
Link: https://www.youtube.com/watch?v=LEJ1Ikl0EyM
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Foto: Fernando Dias/Seapi (Castelinho de Veranópolis, onde a pesquisa agropecuária iniciou em 1919).
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21