Centro Cultural Tuiuty, em Bento promove plano de ação que contempla comunidade local

Foram realizadas contações de histórias dentro do projeto “Era uma vez…”, nas escolas do distrito

Desde março, o Centro Cultural Tuiuty, no interior de Bento Gonçalves, está contemplando o distrito com um plano de ação que visa à promoção, ao acesso e à fruição de atividades para as escolas do entorno e para a comunidade local. Para elaborar e efetivar a agenda de atividades, foi criada uma comissão com profissionais das Secretarias da Cultura e de Meio Ambiente e da Biblioteca Pública Castro Alves. As ações envolvem contações de histórias, oficinas, exposições e formação de Agentes Ecológicos da Natureza, entre outras, em uma perspectiva educativa, lúdica, artística e sustentável.

No contexto do projeto “Era uma vez…”, proposto pela Biblioteca Pública Castro Alves, o estagiário Vinícius Numer realizou contações de histórias com Yoga para alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. As EMEFs Senador Salgado Filho, São Valentim e Floriano Peixoto e a EEEF Ângelo Salton receberam a atividade. Posteriormente, outros momentos de contação de histórias serão realizados no espaço do Centro Cultural.

O contador de histórias Vinícius ressalta que, “Durante as visitações nas escolas de Tuiuty, foram realizadas narrações de histórias juntamente a atividades de Yoga, integrando as crianças em uma experiência literária em que se tornaram personagens e interagiram entre si, aprendendo a desenvolver suas capacidades físicas e motoras, com treinos de força, equilíbrio e flexibilidade, em meio a um exercício imaginativo. A ideia surgiu na tentativa de unir duas grandes necessidades das crianças de hoje, que são a leitura e o interesse pelo mundo imaginário; e o interesse na própria gestão, não apenas do corpo, mas das emoções”.

A supervisora cultural da Secretaria da Cultura, Marli Marangoni, destaca o processo de construção das atividades: “O Centro Cultural Tuiuty está mobilizando ações que contribuem para o acesso a bens e conteúdos culturais, junto aos nossos parceiros, que possibilitam concretizar o plano de ação para 2025. Dessa forma, este valioso equipamento cultural cria oportunidades de aprendizagem e condições para o fortalecimento da dinâmica cultural na comunidade”.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares, expressa que o plano de ação reforça a cidadania cultural da comunidade de Tuiuty: “Estamos muito felizes em contemplar a comunidade de Tuiuty com uma agenda de múltiplas ofertas culturais que ampliam a continuidade dos valores e linguagens artísticas e sustentáveis. Desde quando foi entregue, o Centro tornou-se um patrimônio material de relevância e, em 2025, promove essa estratégia que visa a contribuir e ampliar o horizonte cultural”.

Fonte e foto: Asse

error: Conteúdo Protegido