Foram realizadas contações de histórias dentro do projeto “Era uma vez…”, nas escolas do distrito
Desde março, o Centro Cultural Tuiuty, no interior de Bento Gonçalves, está contemplando o distrito com um plano de ação que visa à promoção, ao acesso e à fruição de atividades para as escolas do entorno e para a comunidade local. Para elaborar e efetivar a agenda de atividades, foi criada uma comissão com profissionais das Secretarias da Cultura e de Meio Ambiente e da Biblioteca Pública Castro Alves. As ações envolvem contações de histórias, oficinas, exposições e formação de Agentes Ecológicos da Natureza, entre outras, em uma perspectiva educativa, lúdica, artística e sustentável.
No contexto do projeto “Era uma vez…”, proposto pela Biblioteca Pública Castro Alves, o estagiário Vinícius Numer realizou contações de histórias com Yoga para alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. As EMEFs Senador Salgado Filho, São Valentim e Floriano Peixoto e a EEEF Ângelo Salton receberam a atividade. Posteriormente, outros momentos de contação de histórias serão realizados no espaço do Centro Cultural.
O contador de histórias Vinícius ressalta que, “Durante as visitações nas escolas de Tuiuty, foram realizadas narrações de histórias juntamente a atividades de Yoga, integrando as crianças em uma experiência literária em que se tornaram personagens e interagiram entre si, aprendendo a desenvolver suas capacidades físicas e motoras, com treinos de força, equilíbrio e flexibilidade, em meio a um exercício imaginativo. A ideia surgiu na tentativa de unir duas grandes necessidades das crianças de hoje, que são a leitura e o interesse pelo mundo imaginário; e o interesse na própria gestão, não apenas do corpo, mas das emoções”.
A supervisora cultural da Secretaria da Cultura, Marli Marangoni, destaca o processo de construção das atividades: “O Centro Cultural Tuiuty está mobilizando ações que contribuem para o acesso a bens e conteúdos culturais, junto aos nossos parceiros, que possibilitam concretizar o plano de ação para 2025. Dessa forma, este valioso equipamento cultural cria oportunidades de aprendizagem e condições para o fortalecimento da dinâmica cultural na comunidade”.
O Secretário de Cultura, Evandro Soares, expressa que o plano de ação reforça a cidadania cultural da comunidade de Tuiuty: “Estamos muito felizes em contemplar a comunidade de Tuiuty com uma agenda de múltiplas ofertas culturais que ampliam a continuidade dos valores e linguagens artísticas e sustentáveis. Desde quando foi entregue, o Centro tornou-se um patrimônio material de relevância e, em 2025, promove essa estratégia que visa a contribuir e ampliar o horizonte cultural”.
Fonte e foto: Asse
ANEA promove Sessão de Cinema Italiano em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul
Santuário de Caravaggio viverá noite de fé com Terço Luminoso na 146ª Romaria, em Farroupilha
Pasin cobra Sulgás e Corsan por cortes e baixa qualidade nos serviços