Agricultores de dezenas de comunidades do interior de Farroupilha viveram um momento simbólico neste sábado, 1 de fevereiro: a 120ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu no Santuário Diocesano para agradecer e pedir bênçãos aos que lidam diariamente com a natureza para garantir o alimento de todos.
Cerca de 300 máquinas agrícolas estacionaram na esplanada do Santuário, vindas de diversos pontos interioranos de Farroupilha. Outro momento importante ocorreu na manhã deste sábado: a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha, construído junto à base do campanário da igreja antiga.
Além disso, o espaço chamado de Mirante das Graças, localizado ao lado do prédio da rádio Miriam Caravaggio – à esquerda do Santuário -, foi remodelado e está de nova cara.
A programação da Romaria começou ainda no dia 20 de janeiro, ao percorrer as capelas do interior e, após, recebê-las no Santuário nesta semana. A sequência de missas se encerra no domingo, 1 de fevereiro. O lema desta edição é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, ao relacionar natureza, meio ambiente, ecologia e religiosidade.
A ROMARIA VOTIVA
Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores devido à seca e as dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou.
No início de 1899, foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 2 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Quem atendia a paróquia era o padre Francesco de Cicco.
Todos foram acolhidos e cada um recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa, apareceu uma pequena nuvenzinha. Meia hora depois, a torrencial chuva caiu para alívio de toda comunidade: os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro.
À tarde, o grupo rezou o terço, cantou as ladainhas e retornou para suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança.
O CAT
Inaugurados na manhã deste sábado em parceria com a prefeitura de Farroupilha, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) está instalado na base do campanário da igreja antiga – ambiente até então não utilizado – com mesas e cadeiras para receber turistas de forma confortável, o que inclui alterações de iluminação. O seu piso original foi mantido.
O novo Mirante das Graças conta com uma rampa de acesso para pessoas com deficiência pela lateral, além de banheiros reformados – um deles também com características de acessibilidade. O guarda-copos também foi reformulado.
Fonte: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família