Celebrando 50 anos, STIMMME quer fortalecer defesa ao trabalhador metalúrgico

Prestes a completar 50 anos de atividades, a data é celebrada dia 1º de março, através do presidente Élvio de Lima, o STIMMME (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves) apresentou em coletiva de imprensa a representatividade das cinco décadas de atuação.

“A grande marca é a história. Muitas coisas aconteceram mantendo o direito e mantendo o social do trabalhador. Como equipe e com uma diretoria atuante conseguimos consolidar o STIMMME para um melhor atendimento aos associados e familiares”, comentou Élvio.

Com auxílio jurídico, odontológico, médico, enfim, foram oferecidos 8.348 consultas somente no ano passado. O foco é continuar prestando atendimento ao associado: 3,4 mil no total. Contudo, a representatividade da categoria em sua base em Bento Gonçalves, além das três subsedes: em Veranópolis, Nova Bassano e Guaporé.

E comemorando o aniversário de 50 anos, o STIMMME anuncia novidades para o trabalhador. A primeira delas é a entrega das melhorias que estão sendo realizadas na Sede Campestre da entidade: um alojamento com oito apartamentos, cada qual com um dormitório e banheiro individual, totalizando área de 9 x 20 metros construídos, e uma cozinha industrial com a estrutura necessária para atender o preparo de alimentos e serviços durante atividades do Sindicato ou de seus associados.

As obras devem estar concluídas até o início de abril. Recentemente, a sede recebeu outras melhorias como a reforma do Quiosque central e seus banheiros, a inclusão de novas piscinas e espreguiçadeiras – além da inauguração de Centro de Eventos, em 2015.

O calendário de atividades especialmente planejadas para compartilhar a celebração dessa data com os profissionais do setor também está definido.

No calendário social já são oito as atrações confirmadas para ocorrer durante o ano. A primeira delas está marcada para o dia 18 de março: a Festa do Dia da Mulher, que ocorrerá no Hotel Dall’Onder, com previsão de reunir cerca de 450 trabalhadoras ligadas ao segmento. Nesse dia, elas poderão aproveitar apresentações artísticas e musicais, farta gastronomia e, ainda, concorrer ao sorteio de uma moto 0km e mais de R$ 1,5 mil em prêmios diversos. Os ingressos já estão sendo disponibilizados na sede administrativa de Bento Gonçalves e nas subsedes de Veranópolis, Guaporé e Nova Bassano.

Em abril, quando se comemora o Dia do Metalúrgico, o STIMMME realiza sua tradicional Gincana, no dia 30 – integrando colaboradores de diversas empresas em uma competição saudável que ocorre na Sede Campestre da entidade. No mês seguinte – maio –, o destaque da agenda é o Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, encontro que reúne mais de mil pessoas para uma noite de confraternização. A edição deste ano será no dia 27, com chope liberado e música ao vivo garantindo a animação do baile.

O segundo semestre também tem atrações especiais: em outubro, no dia 15, ocorre a Festa do Dia das Crianças. Em novembro, é a vez dos profissionais que atuam nas subsedes comemorarem com os jantares de integração que ocorrem em Guaporé (11), Nova Bassano (18) e Veranópolis (25).

Encerrando a programação do ano, no dia 09 de dezembro ocorre a grande Festa Metalúrgica, em Bento Gonçalves, com sorteio de um automóvel 0km, motocicletas e diversos prêmios. Outra atração do encontro será a escolha da nova corte de Soberanas do STIMMME, com eleição da rainha e princesas que ostentarão o título no biênio 2018/2019.

Como líder sindical, Élvio também garantiu a preocupação com medidas que estão sendo discutidas pelo Governo Federal de Reforma Previdenciária e Trabalhista. “Estamos nos mobilizando e com o olho vivo, preocupados com esta situação. Queremos barrar o governo para que não dê este golpe no direito do trabalho e o movimento sindical está atento”, acrescentou.

História

A história do STIMMME foi construída com a soma de esforços de muitas pessoas engajadas na missão de defender os interesses da categoria. Apostando na transparência, no respeito e na valorização de todos os profissionais do setor, acumula conquistas que começaram a ser edificadas em 1963, quando ocorreram as primeiras reuniões para a fundação da Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves.

Em 1º de março de 20176, a conquista da Carta Sindical marcou o surgimento oficial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves.

Sua atuação estende-se por 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul, com base territorial que abrange Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Guabijú, Protásio Alves, São Jorge, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Paraí, Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Veranópolis, Nova Prata e Cotiporã.

Lazer e social

Fortemente atuante no campo social, o STIMMME construiu uma sólida agenda de eventos. Em 2007 realizou a Primeira Gincana Metalúrgica, que segue ocorrendo até hoje, sempre no mês de abril, comemorando a passagem do Dia do Metalúrgico. Em 2009 estendeu as atividades de integração de fim de ano, com eventos comemorativos também nas subsedes. Desde 2008, quando deu início ao sorteio dos veículos durante a Festa Metalúrgica e as atividades de integração em suas cidades-base, o STIMMME já distribui nove carros e mais de 40 motocicletas. Atualmente, o calendário de eventos do Sindicato tem atividades fixas como a Festa do Dia da Mulher, Gincana Metalúrgica, Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, Dia da Criança, Festas nas Subsedes de Guaporé, Nova Bassano e Veranópolis, e Festa Metalúrgica.

Educação e qualificação

No ano de 2010, o STIMMME foi, mais uma vez, pioneiro no compromisso de contribuir para a qualificação dos trabalhadores ligados à categoria e inaugurou o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu como alternativa para sanar a dificuldade de encontrar trabalhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Sua estrutura conta com pavilhão de 350 m², com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração.

O Cepromec-BG já capacitou mais de duas mil pessoas desde sua fundação. Ainda na área de incentivo à educação, o STIMMME inovou ao oferecer, em 2015, a entrega do Kit Escolar para os filhos dos trabalhadores associados, composto por diversos insumos que os estudantes utilizam em sala de aula, contribuindo, também, para o equilíbrio do orçamento familiar com a redução dessa despesa.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação

Fotos: Felipe Machado

 

error: Conteúdo Protegido