Em 30 de julho de 1959, o Papa São João XXIII proclamou solenemente Nossa Senhora de Caravaggio como padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Há 65 anos, ele evidenciou a fé dos imigrantes italianos e a devoção à Mãe de Deus, assim:
“Com particular ardor de piedade, os fiéis da diocese de Caxias, tal como nos foi trazida, veneram a Bem-Aventurada Virgem Maria, chamada por ‘Caravaggio’; cujo culto os italianos, que primeiro migraram para o país, importaram. E a sede principal de tal devoção é o Santuário a ela dedicado, distinguido pelo mesmo nome, pelo qual a cidade comumente chamada de ‘Farroupilha’ tornou-se não pouco famosa. Para os fiéis de Cristo, à maneira dos peregrinos, por uma questão de piedade, aproximem-se em grupos, não só daquele país, mas também de diferentes partes. Incitado por estas coisas, o Venerável Irmão Benedito Zorzi, Bispo de Caxias, pediu-nos que proclamássemos à Bem-Aventurada Virgem Maria, adornada com esse título, como padroeira junto a Deus. A estas orações, às quais recebeu apoio o Venerável Irmão Armandi Lombardi, Arcebispo de Cesaréia de Filipe, Mensageiro Apostólico no Brasil, decidimos obedecer de boa vontade; e confiamos que, com a proteção e súplica da Mãe de Deus, a causa católica florescerá cada vez mais na região. Portanto, com o conselho da Congregação dos Ritos Sagrados, com certo conhecimento e madura deliberação, e com a plenitude do nosso poder Apostólico, estabelecemos e declaramos, pela força destas Cartas e em perpetuidade, que a Bem-Aventurada Virgem Maria, popularmente chamada ‘Madonna di Caravaggio’, é a principal Padroeira celeste da Diocese de Caxias com Deus, com todas as honras e privilégios litúrgicos adicionais que pertencem propriamente aos principais Padroeiros Diocesanos. Não obstante qualquer coisa em contrário.
Dado no Castelo de Gandolfo, sob o Anel dos Pescadores, no dia 30 de julho do ano de 1959, Nosso primeiro Pontificado”.
Mãe de Caravaggio, roga a Deus pela Diocese de Caxias do Sul que completa 90 anos de história de fé e evangelização neste ano de 2024.
Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves