1.400 idosos de várias cidades do Estado viajaram ao Litoral para três dias repletos de atividades
Não poderia ser diferente. Foi com um baile animado, com muita dança e diversão, que a 17ª Convenção Sesc Maturidade Ativa encerrou na noite desta quinta-feira, dia 10 de novembro. A banda Indústria Musical fez a alegria dos centenas de idosos dos grupos de Maturidade Ativa do Sesc que viajaram à Torres para o evento, que é o maior encontro de pessoas idosas do Estado. Quase 1.400 pessoas se fizeram presentes nos últimos três dias, representando 56 cidades gaúchas para celebrar um envelhecimento ativo, saudável e feliz.
“Esse evento fecha com chave de ouro todo um trabalho que é feito nas nossas Unidades através dos grupos de Maturidade Ativa”, explica Marcelo Afonso, Gerente de Esportes e Lazer do Sesc/RS. “O programa busca o protagonismo, busca a integração dessas pessoas que, se não estivessem aqui, talvez estivessem em casa, fazendo algum trabalho manual, ou às vezes nem fazendo nada, sozinhas. Então, é um trabalho que o Sesc faz de resgatar a autoestima e dizer que não tem idade para ser feliz e se divertir.”
Ao longo de três dias, uma série de atrações foi disponibilizada aos participantes. Destaques ao show de Neguinho da Beija-Flor, nome consagrado da música brasileira, que colocou os idosos para dançar e cantar, e à apresentação do humorista Eduardo Gustavo Christ, com o personagem “Badin-o Colono”, no Parque do Balonismo. Os idosos também participaram de excursões ao cânion do Itaimbezinho, oficinas de tecnologia e de drinks sem álcool, gincana cooperativa, hidro-show na piscina térmica, aula de batucada, dentre outras ações junto ao Hotel Sesc Torres. O evento contou com apoio da Prefeitura de Torres e da Santo Anjo; e patrocínio de Casa São Paulo Magazine, Farmácias São João e Lojas Becker.
Na Convenção, idosos celebram a transformação proporcionada pelo programa Maturidade Ativa
É a primeira vez que participa da Convenção e Arlete Botelho, de 63 anos de idade, já garante que amou a experiência. Ela conta que entrou no grupo Maturidade Ativa por estar muito sedentária. Hoje, com os colegas, faz diversas atividades e ocupa o corpo e a mente. “Eu faço hidro, faço pilates, faço câmbio. Nessa idade, tudo o que a gente faz, é lucro. E, pra mim, o Maturidade é vida!”, brinca, animada.
O Maturidade Ativa também fez a diferença na vida da idosa Maria Antônia Finamor Machado, 80 anos, que conta que se sentia sozinha onde mora, em Santa Cruz do Sul, após a mudança do filho e do neto. “No grupo, a gente participa de muita coisa. Nós temos palestras, viagens…E com essa turma toda, é uma maravilha”, destaca. Ela participa do projeto há cinco anos, mas também foi a primeira vez em que foi à Convenção. “Eu já estou com 80 anos, então quis aproveitar enquanto eu ainda podia, e vim. É tudo muito bom”, garante.
Excursões ao cânion do Itaimbezinho foram novidade na edição
As excursões ao cânion do Itaimbezinho, que saíram de Torres todas as manhãs até o local, em Cambará do Sul, foram uma novidade dessa edição da Convenção Sesc Maturidade Ativa. Os centenas de idosos foram divididos em grupos, cada um num dia, para visitar uma das mais belas paisagens do Estado e do País. Para muitos, foi a primeira vez no famoso ponto turístico do Parque Nacional de Aparados da Serra. “A retomada do setor de Turismo é muito importante após a pandemia e, por isso, nós resolvemos inovar nesse ano e incluir esse Turismo na programação”, explica Marcelo Afonso, Gerente de Esportes e Lazer do Sesc/RS.
O cânion é uma formação rochosa de impressionar, com paredões que se estendem por 5,8km de comprimento e 720m de altura, abrindo espaço para a passagem do Rio do Boi. Acompanhados por guias atenciosos e pela equipe do Sesc/RS, os idosos puderam conhecer um pouco do espaço e admirar a paisagem dos mirantes. “Eu até estava conversando com as colegas de como esse lugar é coisa de Deus. É lindo demais”, comenta Iracy de Souza, de 72 anos, que viajou de São Leopoldo para participar da Convenção.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Denis Machado
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Fotos: Solange Santos e João Alves
(KPJ)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21