A Missa presidida por Dom José Gislon foi celebrada na escadaria da Catedral Diocesana; paróquias e comunidades de toda a Diocese receberam doações de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores
A Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, reuniu mais de 5 mil pessoas para a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, nesta quinta-feira, 16 de junho. A Missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, aconteceu na escadaria da Catedral e contou com a presença de diversos sacerdotes que atuam na cidade de Caxias.
Em sua homilia, Dom Gislon salientou que o cristão precisa testemunhar, com ações, a fé no Cristo presente na Eucaristia. Em forma de oração, o bispo exclamou. “Senhor Jesus, nós te agradecemos pelo dom da Eucaristia, que é o Pão que nos alimenta nesta vida e nos faz desfrutar da vida eterna ainda nesta terra. Ajuda-nos, Senhor, a viver nossa relação com o mistério Eucarístico, recordando sempre que é o pão que nos torna irmãos e nos une a Ti, Senhor da vida eterna. A Eucaristia é o Pão que exprime a reconciliação dos irmãos e manifesta a graça do Senhor e a reposta do povo de Deus, no louvor”.
Como gesto concreto, os fiéis foram convidados a doar alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores em todas as paróquias e comunidades onde se celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Na Catedral Diocesana, por exemplo, cobertores foram colocados na escadaria, de alto a baixo para recordar a relação entre o Pão Eucarístico e a solidariedade que torna viva a comunidade de fé.
As celebrações de Corpus Christi movimentaram paróquias e comunidades de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio ficou tomado de milhares de fiéis que acompanharam as Missas às 09h e 15h, com procissões do Santíssimo Sacramento, e às 17h. As comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio se uniram para confeccionar os tapetes de serragem. Em Garibaldi, 12 grupos, movimentos e pastorais se uniram para montar os painéis por onde o ostensório passou durante a procissão.
Mais de 4,5 mil pessoas participaram da Missa do Corpo e Sangue de Cristo, na Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. Ainda pela manhã da quinta-feira, mais de 400 voluntários das comunidades, grupos, serviços e pastorais confeccionaram 41 tapetes de serragem na rua Marechal Deodoro. Às 15h aconteceu a Missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. Já em Flores da Cunha, milhares de fiéis estiveram nas celebrações momentos de adoração ao Santíssimo. Em Antônio Prado, cerca de 2 mil fiéis celebraram a Eucaristia e caminharam tendo à frente o Cristo no ostensório.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
Enogastronomia e atrações culturais gratuitas movimentam Monte Belo do Sul neste final de semana
FIERGS entende que jornada de trabalho deve ser tratada por meio de negociações coletivas
Aurora Friday impulsiona e-commerce e vinícola projeta crescimento de 50% neste ano