A Missa presidida por Dom José Gislon foi celebrada na escadaria da Catedral Diocesana; paróquias e comunidades de toda a Diocese receberam doações de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores
A Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, reuniu mais de 5 mil pessoas para a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, nesta quinta-feira, 16 de junho. A Missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, aconteceu na escadaria da Catedral e contou com a presença de diversos sacerdotes que atuam na cidade de Caxias.
Em sua homilia, Dom Gislon salientou que o cristão precisa testemunhar, com ações, a fé no Cristo presente na Eucaristia. Em forma de oração, o bispo exclamou. “Senhor Jesus, nós te agradecemos pelo dom da Eucaristia, que é o Pão que nos alimenta nesta vida e nos faz desfrutar da vida eterna ainda nesta terra. Ajuda-nos, Senhor, a viver nossa relação com o mistério Eucarístico, recordando sempre que é o pão que nos torna irmãos e nos une a Ti, Senhor da vida eterna. A Eucaristia é o Pão que exprime a reconciliação dos irmãos e manifesta a graça do Senhor e a reposta do povo de Deus, no louvor”.
Como gesto concreto, os fiéis foram convidados a doar alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores em todas as paróquias e comunidades onde se celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Na Catedral Diocesana, por exemplo, cobertores foram colocados na escadaria, de alto a baixo para recordar a relação entre o Pão Eucarístico e a solidariedade que torna viva a comunidade de fé.
As celebrações de Corpus Christi movimentaram paróquias e comunidades de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio ficou tomado de milhares de fiéis que acompanharam as Missas às 09h e 15h, com procissões do Santíssimo Sacramento, e às 17h. As comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio se uniram para confeccionar os tapetes de serragem. Em Garibaldi, 12 grupos, movimentos e pastorais se uniram para montar os painéis por onde o ostensório passou durante a procissão.
Mais de 4,5 mil pessoas participaram da Missa do Corpo e Sangue de Cristo, na Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. Ainda pela manhã da quinta-feira, mais de 400 voluntários das comunidades, grupos, serviços e pastorais confeccionaram 41 tapetes de serragem na rua Marechal Deodoro. Às 15h aconteceu a Missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. Já em Flores da Cunha, milhares de fiéis estiveram nas celebrações momentos de adoração ao Santíssimo. Em Antônio Prado, cerca de 2 mil fiéis celebraram a Eucaristia e caminharam tendo à frente o Cristo no ostensório.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves