Nota Fiscal de Produtor Eletrônica passa a ser obrigatória e só pode ser emitida com o certificado
A CDL-BG oferece soluções que facilitam a rotina de empresas e profissionais, incluindo a certificação digital, essencial para diversas operações eletrônicas. A partir de 2025, conforme divulgado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passa a ser obrigatória para produtores rurais em todo o Brasil. Conhecida como Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), ela só poderá ser emitida com um certificado digital pessoa física (e-CPF A1 ou A3), garantindo mais segurança e praticidade nas transações do setor.
Diante dessa mudança, a CDL-BG reforça a importância da certificação digital e orienta que cooperativas, cerealistas, sindicatos de trabalhadores rurais e escritórios de contabilidade voltados ao atendimento de produtores rurais são parceiros estratégicos para ampliar o acesso ao serviço. Além disso, para atender às necessidades desse público, que muitas vezes não pode se deslocar, é possível oferecer a emissão do certificado de forma remota ou até mesmo diretamente na propriedade.
Para mais informações sobre a obrigatoriedade da NFP-e e o prazo de implantação em cada estado, é recomendado acessar o site da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Em caso de dúvidas, a equipe da CDL-BG está à disposição para auxiliar.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Luísa Sperotto Gusmão – Exata Comunicação
PG
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias