Por mais um ano consecutivo, a entidade apoiou a ação idealizada pelo Gabinete da Primeira Dama de Bento Gonçalves como forma de incentivar a formação profissional na juventude
Evidenciando que sua atuação vai além de congregar os interesses do comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves renova seu compromisso social sendo uma das apoiadoras de mais uma edição do projeto Transformando Vidas. Tradicionalmente, a entidade apadrinha um jovem selecionado pelo programa como forma de incentivar a capacitação profissional e, assim, abrir as portas para o mercado de trabalho.
Neste ano, a iniciativa idealizada pelo Gabinete da Primeira Dama de Bento Gonçalves, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), selecionou 25 jovens (que completam 15 anos em 2021) para oferecer a oportunidade de realizar cursos na área de informática e beleza e saúde. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro Único, da assistência social.
No grupo, está o jovem Eduardo Lippert Baldasso, apadrinhado pela CDL-BG. Estudante do 8º ano do Colégio Estadual Dona Isabel, ele ingressou no projeto com um objetivo definido: capacitar-se para, no futuro, ter a sua própria barbearia. “Sempre gostei dessa área e tive a inspiração no meu tio Rodrigo, também cabeleireiro, que atualmente vive na Paraíba. Comecei assistindo conteúdos na internet sobre cortes de cabelo e barba e, quando soube da iniciativa, fiquei muito interessado”, relata.
O jovem conta que o incentivo para participar da seleção do projeto foi dado pela mãe, que ficou sabendo do programa. A partir da inserção, iniciou as aulas na Mais Bella Cursos de Beleza e Saúde (que é um segmento da empresa Datamais), parceira do projeto. Lá permaneceu com encontros semanais para aprender técnicas de cortes. Se saiu tão bem que, com o encerramento da etapa viabilizada pelo projeto, conquistou a oportunidade de dar seguimento ao curso com mais de 50% de desconto concedido pela própria instituição de ensino.
“Fiz amizades com professores e colegas. No curso, aprendi a ter mais experiência, confiança. Gosto muito do que eu faço e isso faz toda a diferença. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, destaca Eduardo, feliz pela possibilidade de aperfeiçoamento conquistada pelo esforço demonstrado ao longo da qualificação.
Acompanhado pelo avô, Armindo Lippert, com quem reside, o adolescente esteve na sede da CDL-BG para receber um presente da entidade e oficializar o apadrinhamento, feito pelo diretor da entidade, Ari Fachinetto. “A CDL-BG é apoiadora do Transformando Vidas desde o início, pois acredita que é uma das formas mais nobres de exercermos nosso papel social. Enquanto diretor, é o quarto ano que sou padrinho. Com isso, mostramos que a CDL é uma entidade comprometida com a comunidade e que enxerga em projetos como esse uma maneira de incentivar a inserção no mercado de trabalho”, considera.
Por parte do poder público, a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cláudia Remus, reforça a importância dessa parceria com os padrinhos para tornar a ação possível. “Neste ano, o projeto ganhou uma roupagem nova, e teve modificações devido a pandemia. Nós inserimos cursos relacionados a formação dos jovens, com o intuito de que esses adolescentes tenham portas abertas no mercado de trabalho e possam iniciar a vida profissional com um currículo já preenchido. Foi uma honra estar à frente neste momento do projeto Transformando Vidas, porque o pouco que se faz ao próximo é muito. E os padrinhos são fundamentais para o sucesso deste projeto. Uma união de esforços para transformar realidades”, pontua.
A formatura, com entrega dos certificados, ocorreu no sábado, 27, no Clube Aliança.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação Exata
(RM)
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio