São mais de 1.800 candidatos a guarda-vidas civis e militares para atuar na Operação RS Verão Total do governo do Estado
Para atender a população de forma eficiente durante a Operação RS Verão Total 2021/2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) seleciona e promove a qualificação técnica do seu efetivo, dos militares oriundos da Brigada Militar e dos guarda-vidas civis temporários (GVCT). Os veranistas gaúchos contarão com 331 postos de salvamento distribuídos no litoral norte, no litoral sul e águas internas.
Para concorrer à vaga GVCT na Operação Verão 2021/2022, 1.296 pessoas se inscreveram no processo seletivo do CBMRS, que se encerrou em 2 de novembro. Dos inscritos, 924 concorrem as etapas de seleção da capacitação e 372 para a de recertificação.
O processo de capacitação é voltado aos candidatos que ainda não participaram das operações. A recertificação é voltada a candidatos que já atuaram como GVCT em anos anteriores. Os candidatos a GVCT ainda passarão pelas três fases do concurso – exame de saúde e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica.
A instituição oferece capacitação técnica aos GVCT de 200 horas/aula, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. A recertificação técnica é composta por 50 horas/aula. Tanto os candidatos na certificação, quanto os da recertificação serão submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.
Os exames de saúde e mental ocorrerão nos dias 10 e 11 de novembro, o exame de aptidão física nos dias 22 e 30 de novembro e os exames de capacitação técnica nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Após a realização das três etapas do concurso, os candidatos à recertificação realizarão os testes práticos de aptidão entre 22 e 26 de novembro, e os candidatos à capacitação a partir de 19 de novembro até 19 de dezembro.
Os inscritos concorrem a vagas para o litoral norte, sul e águas internas. As 400 vagas de recertificação serão distribuídas em 25 para águas internas, 310 no litoral norte e 65 no litoral sul. A divisão das vagas de capacitação são de 25 para águas internas, 150 para o litoral norte e 25 para o litoral sul.
O CBMRS também já realiza a recertificação dos guarda-vidas militares, com 321 bombeiros e 166 policiais militares aptos e 33 bombeiros militares em curso de capacitação. O planejamento é de que os guarda-vidas atuem em cerca de 331 postos de salvamento, sendo 228 no litoral norte, 30 no litoral sul e 73 nas águas internas do Estado.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Nícolas Castro / CBMRS / Divulgação
(RM)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21