Evento foi o último antes da consolidação da cédula eleitoral, que ocorrerá no dia 8 de setembro, na UCS
O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) concluiu nesta terça-feira, em Caxias do Sul, a última etapa antes de a região decidir quais projetos serão elencados para a votação na Consulta Popular 2025, a ser realizada em outubro. Depois do ciclo iniciado por Nova Prata e que também incluiu Bento Gonçalves, a microrregião de Caxias do Sul escolheu as seis propostas consideradas mais importantes.
Mais de 100 participantes, incluindo secretários municipais e representantes de entidades, escolheram o “Aparelhamento da Defesa Civil” como o mais votado, com 73 votos. Na sequência, com 44 citações, ficou o projeto “Modernização dos Equipamentos para cursos de Doces e Salgados e Laticínios do Centro de Formação de Fazenda Souza (Cefas)”, seguido por “Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”, escolhido por 42 dos participantes. “Robótica para Jovens – Emprego e Futuro na Serra Gaúcha”, “Do Campo à Comunidade: O Novo Centro de Agricultura Familiar (CENAF) como Polo de Conhecimento e Transformação Regional” e “Apoio ao fortalecimento do APL do Basalto da Serra Gaúcha” fecharam a lista das propostas selecionadas.
Todos os seis projetos escolhidos, entre 10 pré-selecionados previamente pelo Corede Serra dos 36 sugeridos pela população regional, são os mesmos eleitos em Bento Gonçalves, semana passada – com diferença apenas no número de votos de cada um. Em relação à escolha de Nova Prata, houve apenas uma mudança. No lugar de robótica, lá entrou a “Sinalização Turística da RS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores”. Em cada uma das assembleias, os proponentes podiam defender, mesmo que não inclusos na pré-lista, outros projetos. Em Caxias, não houve esse interesse. “Vimos uma grande mobilização hoje aqui, demostrando o quanto a região está engajada com os projetos considerados mais importantes para o crescimento da Serra”, destacou o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava.
Cédula eleitoral será conhecida no dia 8
Agora, o próximo passo da Consulta Popular será definir as seis propostas consideradas prioritárias para irem à cédula eleitoral. Esse trabalho está marcado para o próximo dia 8, novamente no campus-sede da UCS, em Caxias do Sul, com os delegados eleitos nas assembleias anteriores e os integrantes do Conselho de Representantes do Corede Serra. No evento dessa terça, foram eleitos sete delegados. Ao todo, serão 12, com cada um representando um voto.
A reunião está marcada para as 14h, no auditório Florense, no Bloco M. Mesmo propostas não eleitas até agora nos eventos microrregionais, desde que dentro dos 10 projetos previamente selecionados, podem disputar e figurar na lista das sugestões votáveis pelos eleitores.
Além de consolidar a cédula eleitoral, a assembleia servirá para escolher se as propostas terão âmbito regional ou se o recurso será dividido entre os municípios. No primeiro caso, o projeto mais votado ganha a maior parte dos recursos e assim sucessivamente. Dos seis projetos, apenas os quatro primeiros serão contemplados com recursos, no total de R$ 1.885.714,29, sendo integradas à Lei Orçamentária Anual. A votação ocorrerá de modo online, no site oficial da Consulta Popular, entre os dias 6 e 10 de outubro.
Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera
GRAVE ACIDENTE DEIXA UMA VÍTIMA FATAL NA RS-406, EM NONOAI
Mulher é morta a tiros na Zona Leste de Caxias do Sul
Setembro Amarelo: a saúde mental no trabalho é fundamental na prevenção do suicídio