Em uma iniciativa inédita no município, o Departamento de Cavalgadas da Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) realizou a 1ª Cavalgada da Mulher Bento-Gonçalvense. A atividade ocorreu neste final de semana, dias 28 e 29 de maio, reunindo mulheres que saíram do Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva até a Cascata do Salto Ventoso, em Farroupilha, um dos mais belos cartões postais da Serra Gaúcha. As prendas dedicaram este momento para resgatar e valorizar a cultura das cavalgadas no Estado.
Nas primeiras horas da manhã de sábado, a neblina ainda cobria os campos quando as cavalarianas Andressa de Fátima Johann Lamb, Miramar Helena Joaquim Leite, Neusa Bianchi Barato, Raiane Menegotto e Zelide Sgarbi começaram o trajeto. No caminho, outras mulheres integraram o grupo que contou com apoio dos peões Lino Sgarbi, Flaviano Fornari e Rodrigo Machado. “A maior emoção foi ao passar por uma curva e encontrar outras mulheres, ali, nos esperando. Isso não tem como explicar. A cavalgada foi maravilhosa”, destaca Miramar.
Após alguns momentos de contemplação na Cascata, as cavalarianas seguiram até o restaurante ‘Pica-pau’. O local serviu de ponto de apoio, espaço de confraternização no jantar e pouso para as cavalarianas e a equipe. No cardápio, delícias da gastronomia Ítalo-Gaúcha, música e bocha. Na ocasião foram entregues os certificados de participação às prendas Celita Sauthier, Fernanda Dupont, Ilce Loss Pradella, Karine Pradella e Sanete Dupont. Elas acompanharam parte da cavalgada. O ato contou com a presença do diretor do Departamento de Cavalgadas da ABCTG Lino Sgarbi e do presidente da ABCTG, Claudiomiro Dias.
No domingo, depois do repouso e o café campeiro, as cavalarianas deixaram a comunidade de Desvio Machado e retornaram a Bento. No caminho, chuva, frio e a visível mudança na paisagem, que deixava os tons coloridos do sábado ensolarado para dar lugar ao verde escuro das folhas agora banhadas pela água da garoa. Na estrada barro, no coração o sentimento do dever cumprido. “A chuva foi para lavar a alma”, afirma Miramar.
Na chegada ao Parque, familiares e amigos aguardavam as cavalarianas para o almoço. Antes da comemoração, o cuidado com a alimentação e o descanso dos animais que acompanharam as mulheres nestes dois dias de jornada. O carinho e a intimidade entre as prendas e os cavalos demostra o respeito das gaúchas pelo animal que ajudou a construir a história do Rio Grande do Sul.
Após o churrasco, as prendas foram agraciadas com os Certificados de Participação da 1ª Cavalgada da Mulher Bento-Gonçalvense. A homenagem foi entregue por parentes, amigos e membros da diretoria da ABCTG às demais cavalarianas, Andressa, Miramar, Neusa, Raiane e Zelide. O ato contou ainda com a participação dos tradicionalistas José Antônio Franco de Castria e sua esposa Loiri Zortéa; Dilceo Barp e a esposa Solange Maria Martins; Roberto Vanderlei Leite e a esposa Milda Rosane Johann; Oedemar de Toni; Michele Becker Padilha; Lino Sgarbi; Flaviano Fornari; Rodrigo Machado; Adiles Rodrigues de Freitas e Claudiomiro Dias.
O sucesso da 1ª edição demonstra o carinho das prendas pela cultura do nosso estado. A 2ª edição está prevista para maio de 2017. O objetivo agora é reunir ainda mais mulheres. No total, dez prendas participaram deste 1º evento.
Fotos: Diana Graziela da Silva
Com início no Litoral Norte, Circuito Sesc de Corridas 2025 tem inscrições abertas
UCS lança site com conteúdo exclusivo sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado
Chuvas retornam ao Rio Grande do Sul no final de semana