Outro ponto em destaque é que, em cada cidade por onde os cavalarianos passarem serão plantadas mudas de árvores nativas. No dia 7 de setembro ocorrerá uma solenidade de entrega ao prefeito, onde também serão convidadas escolas municipais e demais cidadãos para prestigiarem o momento. A tradição da busca da chama ocorre a aproximadamente 20 anos, com integrantes dos centros tradicionalistas do município realizando a busca da chama.
O tradicionalista José Antônio Franco de Castria comentou sobre a emoção de fazer parte do grupo que trará a chama crioula para o município. “É uma emoção incrível, que sentimos hoje também quando ficamos no local onde ocorreu a geração da chama. Só quem estava presente pode sentir a emoção que foi. A tradição tem que ser cultuada para as gerações saberem o que houve no passado e fazer com que as tradições se perpetuem cada vez mais. Logo estamos voltando para a nossa Bento com a chama junto. Será um grande momento que compartilharemos com todos no final do mês”.
O secretário da Cultura, Evandro Manes Soares destacou sobre a busca da chama crioula. “Estamos muito ansiosos pela chegada de nossos cavalarianos com a chama. São verdadeiros guerreiros e que nos orgulham muito por essa demonstração de amor pela tradição. Certamente a chegada deles será um grande momento de festa para ser compartilhado com toda a comunidade”.
Realização: Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura.
Apoio: 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves
Patrocínio: CORSAN – Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES