Catequista do Rio Grande do Sul é instituída Ministra da Catequese em rito inédito no Brasil

Um dia para guardar na memória e registrar na história da Igreja no Brasil. Pela primeira vez, no sábado, 13 de abril, foi celebrada no país a Instituição do Ministério do Catequista. Presidida por Dom Leomar Bustolin, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB e do Regional Sul 3, a missa contou com a participação de 19 catequistas, representando todos os regionais da CNBB, entre eles, Marlene Faleiro, da Diocese de Santo Ângelo.

Dom Leomar em sua homilia apresentou a importância do ministério do Catequista na atualidade e seu papel fundamental para a propagação da Palavra de Deus. Durante a reflexão, ele destacou a necessidade de fortalecer o anúncio do Evangelho e o acompanhamento das pessoas na comunidade cristã, citando a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Ele ressaltou a importância de reconhecer a presença de Jesus em meio às adversidades da vida, fazendo referência ao relato bíblico da travessia do Mar da Galileia.

Ainda na homilia, também enfatizou o papel fundamental dos catequistas na evangelização, mencionando a instituição desse ministério pelo Papa Francisco através do Motu próprio Antiquum Ministerium. Dom Leomar expressou sua gratidão aos 19 catequistas presentes na celebração e reconheceu a diversidade de contextos em que atuam, desde comunidades indígenas até no trabalho com pessoas com deficiência.

Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido