Um dia para guardar na memória e registrar na história da Igreja no Brasil. Pela primeira vez, no sábado, 13 de abril, foi celebrada no país a Instituição do Ministério do Catequista. Presidida por Dom Leomar Bustolin, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB e do Regional Sul 3, a missa contou com a participação de 19 catequistas, representando todos os regionais da CNBB, entre eles, Marlene Faleiro, da Diocese de Santo Ângelo.
Dom Leomar em sua homilia apresentou a importância do ministério do Catequista na atualidade e seu papel fundamental para a propagação da Palavra de Deus. Durante a reflexão, ele destacou a necessidade de fortalecer o anúncio do Evangelho e o acompanhamento das pessoas na comunidade cristã, citando a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Ele ressaltou a importância de reconhecer a presença de Jesus em meio às adversidades da vida, fazendo referência ao relato bíblico da travessia do Mar da Galileia.
Ainda na homilia, também enfatizou o papel fundamental dos catequistas na evangelização, mencionando a instituição desse ministério pelo Papa Francisco através do Motu próprio Antiquum Ministerium. Dom Leomar expressou sua gratidão aos 19 catequistas presentes na celebração e reconheceu a diversidade de contextos em que atuam, desde comunidades indígenas até no trabalho com pessoas com deficiência.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves