Líderes empresariais estarão reunidos na manhã de 10 de abril, durante abertura da feira de negócios, tecnologia e conhecimento em meio ambiente
Pela primeira vez reunidos em um encontro temático, três nomes referenciais do corpo empresarial brasileiro mostrarão, na Fiema Brasil, o jeito de ser e de fazer que tem garantido resultados inspiradores às empresas Tramontina, Duratex e Amana-Key. Clóvis Tramontina, Antonio Joaquim de Oliveira e Oscar Motomura são os convidados do 4º Meeting Empresarial, a reunião de grandes líderes que compartilham saberes dentro da programação do FiemaCon, evento direcionado ao conhecimento e ao networking na feira. As conversas, a respeito de atitudes sustentáveis e ética nos negócios, ocorrem dia 10 de abril, a partir das 9h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Quem abre a programação e costura os debates é Oscar Motomura, Fundador e CEO do Grupo Amana-Key, empresa voltada à gestão e à liderança de organizações tanto públicas quanto privadas. Ele é uma espécie de guru de líderes do mundo dos negócios e também encerra a programação da conferência. Suas propostas procuram desenvolver um elevado nível de consciência nos executivos que frequentam seus cursos, buscando prepará-los para os desafios do futuro e fazendo-os se reinventarem estrategicamente todos os dias.
“Na sequência, será a vez de Clóvis Tramontina, apresentando o case da centenária empresa fundada por seu avô, Valentin. A empresa é uma das maiores fabricantes de ferramentas e utensílios para cozinha, grandeza expressa nos mais de 18 mil itens de seu portfólio. Mas a preocupação da organização não é só em ofertar produtos de qualidade. A companhia assume sua responsabilidade através de um eficaz programa de gestão ambiental e investe em tecnologias para a minimização dos impactos gerados nas atividades fabris. Conta ainda com uma gestão de resíduos própria e integrada para as unidades da Serra Gaúcha e um Comitê Ambiental que compartilha práticas e experiências entre todas as unidades da empresa.”
O Meeting Empresarial terá, ainda, a experiência de Antônio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, empresa que atua na cadeia produtiva de madeira e móveis e na decoração de casas e escritórios. Por meio das marcas Duratex (painéis de madeira), Durafloor (pisos laminados), Deca (louças e metais sanitários), Ceusa (revestimento cerâmico) e Hydra (duchas e torneiras elétricas), a organização construiu uma reputação que a coloca como líder em quase todos segmentos em que atua. A empresa possui uma Estratégia de Sustentabilidade baseada em oito temas estratégicos e 45 metas a serem cumpridas até 2025.
Entre as práticas sustentáveis, a empresa adota processos para reduzir o consumo de recursos naturais, mantém um programa de educação para os colaboradores e um robusto programa de gestão de fornecedores, com avaliação dos aspectos éticos e socioambientais.
Após as explanações, Motomura promove espaço de interação entre os convidados e debate de ideias.
Gestão do simples para inspirar gestores
A quarta edição do Meeting Empresarial traz um dos mais qualificados quóruns de convidados para o debate acerca de ética e sustentabilidade nos negócios – temas extremamente complexos que serão apresentados pelo viés da gestão do simples –, conforme adianta a coordenadora da conferência, a empresária Maristela Cusin Longhi.
“Os três convidados mostrarão como lidam com a gestão de seus negócios em suas empresas. Essa visão de que é possível adequar o negócio aos atuais preceitos e exigências de compromissos econômicos, sociais e ambientais, de forma simples, sem maiores dificuldades, deve servir de inspiração para que outros empresários sigam seus exemplos”, diz.
Tal ganho de consciência é sinônimo de estratégia competitiva para os negócios. “Esses conceitos não são apenas retóricos. Hoje, estar adequado às boas práticas sociais e ambientais é, em muitos casos, requisito indispensável para o andamento de transações comerciais. Isso porque, todos os elos das cadeias produtivas e os consumidores que adquirem produtos finais estão muito mais exigentes e não aceitam mais empresas que desrespeitem essas regras”, pontua.
Por isso, é fundamental que todas as empresas, independentemente do seu porte, invistam nesse diferencial. “Não há mais espaço no mercado para quem se posiciona de qualquer forma. Questões como sustentabilidade, responsabilidade social e ética precisam estar intrínsecas na cultura das empresas”, recomenda Maristela.
Ingressos
Os profissionais interessados em acompanhar essa verdadeira aula de vivências oportunizada pelo Meeting Empresarial podem garantir presença inscrevendo-se pelo site do evento (fiema.com.br, na aba FiemaCon). Condições facilitadas para o ingresso premium estão sendo oferecidas até o dia 28 de fevereiro, com o primeiro lote. Depois dessa data, entra em vigência o segundo lote (até 31 de março), e um terceiro lote será aberto a partir de 1º de abril.
A Fiema Brasil ocorrerá de 10 a 12 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo as mais modernas tecnologias em gestão ambiental.
SERVIÇO:
O que: Meeting empresarial da FIEMA Brasil
Quando: 10 de abril
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Programação: cases com Clóvis Tramontina (Tramontina), Antônio Joaquim de Oliveira (Duratex) e Oscar Motomura (Amana-Key)
Inscrições: fiema.com.br
Investimento: a partir de R$ 300,00
Fonte: Exata Comunicação
Sabia que o quadro que deu início à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana está no Santuário Santo Antônio?
Dia Livre de Impostos mobiliza mais de 300 estabelecimentos em cerca de 15 cidades gaúchas
Jovem morre em acidente de trânsito na BR-470 em Garibaldi