Casal da região conta experiência na Rússia, em viagem de volta ao mundo

A Rádio Difusora 890 localizou o casal da Serra, Linho Bergamin (natural de Cotiporã) e Vanessa Zandoná Sartori (natural de Veranópolis), que desde 2016 estão em uma viagem de volta ao mundo, agora na Rússia, em meio a Copa do Mundo. Foram percorridos até então 92 mil quilômetros em 43 países. O detalhe mais impressionante é que o trajeto é realizado em um raríssimo Jeep 1946.

“A nossa missão é combater a tristeza. Através da ajuda de amigos que enviam muita coisa como comida, dinheiro, uma bola de futebol, camisetas, e conseguimos através de palestras que a gente vem fazendo pelo caminho, promover a doação de equipamentos para hospitais”, contou Linho.

O objetivo é conseguir equipamentos para tratar problemas de queimaduras, úlceras, infecções de pele em comunidades e instituições mais necessitadas. Isto aconteceu na África do Sul, Moçambique, Etiópia e agora mais recentemente, na rota da Itália até a Russía, em Sarajevo, na Bósnia.

O casal está há 14 dias na Rússia. “O povo está nos surpreendendo positivamente todos os dias. Estão sendo muito receptivos. Eles querem agradar e conhecer o projeto, além de ver o carro. Gostam muito dos brasileiros. A gente não entende nada em Russo, mas com o google tradutor a gente vai se entendendo”, contou Vanessa.

Dois moradores chegaram a tiraram o diesel de um trator, e cederam para os brasileiros chegarem até Rostov. Além disso, são vários os russos que doam alimentos e auxiliam até com mantimentos.

O foco da dupla é seguir viagem pelo norte da Europa em 2019 e retornar ao Brasil em 2020, para continuar o projeto de palestras com a possibilidade de arrecadar para compra de equipamentos, prosseguindo as doações para instituições de saúde.

Toda a experiência é relatada em tempo real em uma página na Rede Social Facebook: https://www.facebook.com/avoltaaomundo/

*A reportagem falou com o casal através do WhatsApp, direto da Rússia

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido