A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel, que durante anos abrigou secretarias municipais, está sendo revitalizada para se tornar um espaço cultural em memória do líder. A obra é uma parceria entre o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves.
A reforma, que iniciou em junho deste ano, tem como objetivo deixar o espaço funcional. O telhado da residência já foi recuperado e, atualmente, está sendo efetuada a troca do assoalho. Em seguida será restaurado o forro, rede elétrica e executada a pintura da residência.
O 6° BCOM está empregando seu pessoal para efetuar a obra, enquanto o Hospital Tacchini doou todo o material necessário para a recuperação do telhado, retirado de casas demolidas. A Prefeitura é responsável pela confecção do projeto, acompanhamento da execução dos trabalhos e disponibilizará os materiais necessários para recuperação da rede elétrica, forro e pintura.
A restauração da casa faz parte do projeto “Criação da Casa Histórica Presidente Geisel”, viabilizada através de verbas federais por meio do 6° BCOM. O simbolismo que o local tem para o Exército justifica o empenho na revitalização.
De acordo com o coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, a obra tem extrema importância para o Batalhão. “Recebemos a denominação histórica de “Batalhão Presidente Geisel” em fevereiro de 2016. E, dessa forma, estamos homenageando a figura do governante. A recuperação da residência e sua abertura como espaço cultural permitirá a divulgação de documentos e imagens do Presidente, além de trazer à memória o 1º Batalhão Ferroviário, o 6º Batalhão de Comunicações, o Marechal Rondon e o ex-pracinha bento-gonçalvense, Francisco Pértile”, ressalta.
A previsão para o término da obra é novembro deste ano, entregando para a comunidade um espaço cultural e garantindo a preservação deste patrimônio para o Município.
Casa Geisel
Conforme a historiadora Assunta De Paris, do Arquivo Histórico da Prefeitura, a moradia faz parte do patrimônio tombado do município, por ter abrigado um Presidente da República. A Casa foi construída no início de 1900 e possui estilo arquitetônico de fachada, sendo que somente a parte frontal da moradia possui detalhes barrocos, o restante foi construído em padrões normais, com predominância de estilo germânico. A residência de alvenaria está localizada na Rua Doutor José Mario Mônaco, em frente ao Hospital Tacchini.
Memórias de Geisel
Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1907, mas teve o ano do seu nascimento alterado para 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre.
Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos, durante o Regime Militar, após eleições indiretas. Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: José Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves