Casa do Agricultor presta mais de 3500 atendimentos em Bento em 2017

Inaugurada em 2016, a Casa do Agricultor foi instaurada com a finalidade de centralizar o atendimento aos produtores rurais de Bento Gonçalves. Além de fornecer o Talão do Produtor, o local presta orientações aos interessados sobre técnicas sobre a produção animal, hortifrutigranjeiros, agroindústrias familiares e indústrias de produtos de origem animal, além de informações sobre todos os programas coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Em 2017, foram atendidas cerca de 3.600 pessoas, uma média de 300 atendimentos por mês.

A estrutura tem uma área construída de 51m² e conta com sete funcionários, sendo dois engenheiros agrônomas, um geólogo, dois técnicos agrícolas e mais dois servidores que atendem o serviço do Talão do Produtor.

Setor de Talões do Produtor
O Setor de Talões de Agricultor manteve cerca de 3.500 titulares ativos cadastrados.

Programa de Máquinas Terceirizadas
Este programa objetiva disponibilizar aos agricultores máquinas terceirizadas para realizar serviços nas propriedades rurais, visando melhorar as condições de produção e escoamento da produção. Em 2017, em parceria com sete empresas, foram atendidas 267 solicitações e subsidiado o valor de R$ 240.300,00.

Programa de Agroindústria Familiar e Selo Sabor de Bento
Criado em 2013, o Programa visa apoiar as agroindústrias do Município pelo processo de legalização e atividades de incentivo, valorização e divulgação. O Programa Selo Sabor de Bento tem por finalidade agregar valores aos produtos da agroindústria e estimular o consumo, viabilizando a ampliação de mercado e a competitividade, por meio da Certificação de qualidade. Em 2017, 19 agroindústrias já foram legalizadas.

Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural
Criado em 2013, o Programa qualificou 280 pessoas em 2017, com cursos de Informática Básica, Biscoitos e Salgados, Panificação Caseira, Tortas e Docinhos Caseiros, Massas Frescas e Rechedas, Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Lideranças e Desenvolvimento de Equipe, ministrados por instrutores do SENAR e Emater.

Programa Troca-Troca de Sementes
O Programa Estadual Troca-Troca de Sementes de Milho, disponibiliza variedades de sementes de milho para os agricultores com preço inferior ao praticado no mercado e prazo de pagamento estendido. Em 2017, a Secretaria de Agricultura intermediou a inscrição de 32 agricultores e repassou 50 sacos de sementes.

Projeto Olhar Atento – Ciências para a Vida
Parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura, o projeto tem o objetivo de incentivar as crianças matriculadas no Jardim B e 2ªs séries da rede municipal a consumir alimentos saudáveis oriundos da produção primária e conhecer sua origem na agricultura familiar do Município. Cerca de 82% dos alimentos que compõem o cardápio das escolas são oriundos da agricultura familiar. Em 2017, 890 alunos visitaram a Feira Ecológica e 379 tiveram a oportunidade de vivenciar experiências com os agricultores em propriedades rurais, supervisionados por servidos da SMDA.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Agricultura Familiar
Criado em 2003, o programa é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para fortalecer a agricultura familiar e assegurar o direito humano a alimentação adequada às pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. Em 2017, Bento Gonçalves recebeu do Governo Federal, o recurso de R$130 mil que serão utilizados para a execução do PAA em março de 2018.

Projeto de Valorização dos Vinhos Coloniais
Coordenado pela Emater-RS/ Ascar em parceria com a SMDA, o projeto visa qualificar e valorizar a produção da matéria-prima e a elaboração dos vinhos coloniais produzidas no interior do Município. Abrangendo agricultores dos quatro distritos oferece tardes de campo e demonstração de método em atividades de poda, adubação, manejo dos vinhedos, degustação, elaboração de vinhos e mostra gastronômica. Além disso, Bento Gonçalves teve sua primeira agroindústria de vinho colonial legalizada, em 2017.

 

Fonte: Prefeitura de Bento

 

error: Conteúdo Protegido