Além da exposição coletiva “Tudo Papel”, a Fundação Casa das Artes sedia a mostra individual de Fábio Prado, “Azul/Blue”, que traz, de maneira simplificada, as linhas e formas por meio do abstrato e desenhos em cores monocromáticas.
Em seus novos trabalhos, Fábio explora muito o material que é o papel, utilizando tintas acrílicas e bastões de giz pastel seco. A intenção é transmitir a leveza da carga do material utilizado, voltado para um conceito minimalista. Fábio ressalta que nessa fase atual tem feito estudos e ensaios do abstrato figurativo e de como a cor azul evoca em simbologias.
“Considero uma composição simplificada do expressionismo abstrato e figurativo. Esse tema se estabelece pelo uso do azul, uma cor que transmite tranquilidade e serenidade. Significa para o artista a sua própria reflexão sobre a estética e espiritualidade. O azul permite ao artista trabalhar a sensibilidade num mundo em transformação. Este momento para mim foi como uma busca profunda da essência das cores, assim pude contemplar o resultado obtido em cada trabalho”, destaca.
O artista plástico tem estudado e aprofundado sobre a arte conceitual dos anos 60 e 70 que ocorreu na Europa e Estados Unidos e traz alguns artistas da contemporaneidade como fontes de inspiração deste estudo como Yves Klein, Philip Guston, Franz Kline, Theodoros Stamos e Lee Krasner.
Essa é a décima segunda exposição individual do artista plástico Fábio Rodrigo de Oliveira Prado (Fábio Prado), natural de São Borja. Além de artista plástico, Prado é pintor, muralista, grafiteiro, escultor, restaurador, acadêmico do curso de Arquitetura e urbanismo e também já atuou como gestor cultural em Bento Gonçalves-RS e possui obras no Brasil e no exterior. Participou de exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. De acordo com crítica especializada, ele faz parte de uma nova geração de artistas gaúchos já reconhecidos internacionalmente e que continuam fazendo parte de uma cultura bastante diversificada.
Serviço
O que: “Azul/Blue”, de Fábio Prado
Período de visitação: até 25 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Fábio Prado
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21