A Fundação Casa das Artes recebe, entre os dias 9 e 10 de março, o grupo teatral porto-alegrense Máscara EnCena. Criado em 2014 pelos artistas Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, o grupo tem como linha de investigação a potencialidade artística da máscara. Nesta jornada de cinco anos, veio a lume a parceria com a diretora Liane Venturella, que resultou na performance intitulada “Exposição”; quatro edições da residência artística “Territórios da Máscara”; a estréia , em 2017, da peça “Imobilhados”; e a criação da Oficina Corpo-Máscara, entre outras atividades.
Através do financiamento recebido pelo edital Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura), o grupo Máscara EnCena leva ao interior do Estado uma turnê de quatro apresentações gratuitas, que passa também por Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência entre moradores de um prédio chegam a Bento Gonçalves com a apresentação do espetáculo Imobilhados, que acontece no dia 10 de março (domingo), às 20h, na Fundação Casa das Artes.
Caracterizada pelo uso de máscaras expressivas, a peça se utiliza de uma linguagem que não faz uso da fala, conseguindo, através de uma dramaturgia gestual, ultrapassar a barreira do idioma e abordar temáticas que dialogam com a contemporaneidade. A apresentação tem entrada franca, com distribuição dos ingressos uma hora antes do início da sessão e tem direção de Liane Venturella e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Casa das Artes.
Oficina Corpo-Máscara
Nos dias 9 e 10 de março, o grupo irá ministrar a Oficina Corpo-Máscara, que acontece na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. A oficina, com participação gratuita, tem como objetivo compartilhar os princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva inteira, como as utilizadas pelos atores em palco. Através de atividades de expressão corporal, jogos e composição dramatúrgica, os alunos serão convidados a experimentar possibilidades de uso da máscara como recurso pedagógico e artístico.
Com um total de 12 horas de atividades, a Oficina Corpo-Máscara é voltada para participantes com alguma experiência em teatro, dança ou circo. As inscrições devem ser feitas através do e-mail contato@mascaraencena.com, ou pelo telefone (51) 99519.5589. A oficina tem capacidade para 20 participantes.
Imobilhados
A peça recebeu sete indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro (incluindo melhor espetáculo), vencendo em 3 categorias: Melhor Direção, Melhor Produção e Melhor Cenografia. Em 2018, a peça recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Direção, e foi indicado em cinco categorias do Prêmio CENYM de Teatro Nacional, sendo premiado por Melhor Cenário e Melhor Execução de Som. Paralelamente, o grupo realiza a Residência Artística “Territórios da Máscara”, já na 4ª edição; a Oficina Corpo-Máscara, e também projetos de intervenção urbana e criação de vídeos. Com participação em importantes festivais de teatro como o FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri, o espetáculo esteve recentemente em São Paulo, onde circulou através do projeto SESI Viagem Teatral.
Serviço
IMOBILHADOS
Bento Gonçalves
Data: 10 de março (domingo)
Horário: 20h
Teatro: Fundação Casa das Artes
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto – Bento Gonçalves, RS
Telefone: (54) 3454-5253
Serviço
OFICINA CORPO-MÁSCARA
MINISTRANTES: Integrantes do grupo Máscara EnCena: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa
DATA E HORA:
9/03 (sábado)
Oficina: 13h às 20h (com intervalo) – Total: 7 horas
10/03 (domingo)
Oficina: 10h às 12h + 13h às 16h – Total: 5 horas
Local: Fundação Casa das Artes – Bento Gonçalves
Ficha Técnica:
Direção Cênica: Liane Venturella
Elenco: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa
Dramaturgia: Máscara EnCena e Liane Venturella
Trilha Sonora e Desenho de Som: Caio Amon
Cenografia e Cenotécnica: Rodrigo Shalako
Iluminação: Fabiana Santos
Figurinos: Liane Venturella
Operação de Som: Caio Amon e Vitório Azevedo
Operação de Luz: Ricardo Vivian
Assistência de Cenotécnica: Paulo Pereira
Confecção de Figurinos: Titi Lopes
Máscaras: Máscara EnCena, com orientação de Fábio Cuelli
Fotografia: Fabrício Simões e Claudio Etges
Design Gráfico e Vídeo: EROICA Conteúdo
Direção de Produção e Produção Executiva: Camila Vergara – VERGARA Produções Artísticas
Produção e Realização: Máscara EnCena
Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura – Pró Cultura RS
Apoio: Bortolini Andaimes, EROICA Conteúdo, Teatro Municipal Pedro Parentti, Fundação Casa das Artes
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Créditos das fotos: Claudio Etges
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS