Nesta segunda-feira (11), ocorreu na Sala Multiuso da Fundação Casa das Artes a abertura do Curso de Mosaico Artístico – Introdução à Arte Musiva, com as mestras mosaicistas Manas Bonetti, Marielle e Michelle, em Bento Gonçalves. A visitação tem entrada franca e poderá ser feita de 13 a 16 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Esta é a segunda edição, que ocorre em Bento Gonçalves, com 13 alunos de várias cidades do Rio Grande do Sul como Passo Fundo, Morro Reuter, Pelotas, Garibaldi, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Santa Maria, e de estados como Minas Gerais e Paraná.
Marielle explica sobre o que é a arte musiva e que estilos existem até hoje. “Arte Musiva é como se chama o mosaico artístico. Existem diversos estilos e a grande maioria nós abordamos na parte de teoria do curso que faz uma espécie de viagem histórica e cultural. Já na parte prática, os participantes têm a oportunidade de conhecer os três principais estilos: mosaico romano, bizantino e contemporâneo”.
Michelle ressalta sobre os primeiros registros da Arte Musiva. “A arte musiva é milenar, têm-se registros de mosaicos de cerca 4.000 anos atrás como, por exemplo, as colunas de Uruk na região da antiga Babilônia. Mas ao longo dos séculos, muitos registros vieram, como a difusão dos mosaicos em estilo romano durante as conquistas de território no Império Romano. Mais tarde, com a ascensão do cristianismo, tivemos a difusão do estilo bizantino revestindo as paredes das basílicas”.
Michelle destaca a fascinação de alunos e alunas procurarem o curso. “São muitos motivos, como, por exemplo, a possibilidade de se construir algo belo a partir de algo totalmente destruído, quebrado. Mas também a oportunidade de se trabalhar com diferentes materiais, formas e cores. Um universo de possibilidades que se abrem!”.
Na ocasião, esteve presente uma comitiva italiana e que está visitando as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa para fomentar a criação de um Circolo Friulano regional. A iniciativa é um importante movimento que poderá oportunizar a participação da região em mais projetos como este, promovidos pelo Ente Friuli nel Mondo e financiados pela região do Friuli Venezia Giulia, na Itália.
Esta 7ª edição do curso no Brasil é idealizada pelo Circolo Friulano de Santa Maria, em parceria com o Circolo Friulano de Santa Catarina, promovido pelo Ente Friuli nel Mondo, Scuola Mosaicisti del Friuli e financiado pela região do Friuli Venezia Giulia (Itália). A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Casa das Artes, Casa do Artesão e do Artista Plástico e Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG).
Informações: release da Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Università Ca’ Foscari de Veneza.
Fotos: Divulgação/Fundação Casa das Artes e Rádio Difusora (Gabriel Pfeifer)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor