Os Centros de Umbanda Cabloco Pena Dourada e Nanâ Buruque, de Bento Gonçalves, com apoio do Movimento Negro Raízes, realizaram na noite desta sexta-feira, dia 23, uma carreata em homenagem a São Jorge/Ogum. A saída ocorreu as 18h30min, da Rua Getúlio Vargas, bairro Jardim Glória.
Além disso, o ato homenageou os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus no município. Antes da saída dos veículos e dos participantes ocorreu um ato ecumênico no local.
A carreata contou com a presença do secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, e do secretário-adjunto da Saúde, Gilberto Junior.
23 de abril
O dia 23 de abril é a data em que muitas pessoas acendem velas para São Jorge. A data é importante no calendário católico a ponto de ser feriado em determinadas regiões. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela igreja católica e pela igreja ortodoxa. A igreja anglicana também tem Jorge entre os seus canonizados. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela igreja católica e pela igreja ortodoxa. A igreja anglicana também tem Jorge entre os seus canonizados.
Nas religiões de matriz africana, São Jorge é Ogum. Os dois são considerados como justiceiros e grandes guerreiros. São Jorge foi intitulado como o protetor dos ferreiros, dos militares e dos soldados. É tido como o homem do exército de Deus que foi capaz de enfrentar um dragão em cima de seu cavalo e poderia ainda enfrentar as bestas para defender com garra o Reino dos Céus.
Enquanto isso, Ogum é o orixá que sempre está na frente das batalhas. Conhecido por ser desbravador e destemido, ogum foi responsável por ensinar os homens como trabalhar com fogo e ferro. Ele é representado por uma espada – a mesma que utiliza para atender aqueles que o invocam. O santo e o orixá são geralmente invocados por aqueles que necessitam de caminhos abertos. As pessoas os invocam para pedir que afastem inimigos, ajudem a resolver alguns problemas de injustiça que acometem alguns dos fiéis.
Central de Jornalismo Difusora
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES