Nos dias 19 e 20 de julho, o Filó do Festiqueijo tomou conta de Carlos Barbosa e o Residencial Elisa Tramontina fez parte desse verdadeiro festival, que atrai milhares de turistas a Carlos Barbosa todos os anos. Neste ano, a festa oficial foi cancelada em função da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, mas os eventos paralelos, como o realizado com os idosos, permaneceram.
Em um ambiente com a decoração inspirada no evento original, feita pelos próprios residentes como parte da terapia, durante a tarde do dia 19 os idosos tiveram a oportunidade de participar de uma celebração repleta de música, com a presença da direção e das soberanas da festa, além de desfrutar de comidas e bebidas não alcoólicas tradicionalmente servidas na celebração original.
Cátia Argenta, gestora do Residencial e do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, destaca a importância desses eventos para o bem-estar e o cuidado dos idosos. “As festas e celebrações oferecem estímulos mentais e físicos, permitindo que eles vivam plenamente o momento, sempre respeitando o plano de cuidado individual de cada residente. Além disso, essas ocasiões festivas promovem a integração social, fortalecendo os laços entre os idosos e proporcionando momentos de alegria e diversão”.
Estrutura
Vinculado ao Tacchini Saúde e localizado em uma residência em anexo ao Hospital Tacchini Carlos Barbosa, o local possui equipe assistencial com capacitação para atender desde o idoso independente até aqueles com maior grau de dependência, garantindo assim assistência integral nas 24 horas do dia, com facilidade de acesso e acolhimento garantidos.
Com espaço para até 54 residentes, o local conta com uma extensa área arborizada, com belas paisagens, e é cercada por jardins nos quais idosos têm livre acesso para passear. As acomodações são individuais e semi-privativas, sendo que a decoração pode ser adaptada de acordo com a vontade de cada residente.
Atualmente, o residencial conta com mais de 30 colaboradores exclusivos, divididos entre profissionais de enfermagem, cuidadores, higienização e rouparia. A equipe de assistência social, psicologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, apoio administrativo, bem como a equipe médica é composta pelos mesmos profissionais que atuam no Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
A integração entre o Residencial Elisa Tramontina e o hospital é o grande diferencial. Ter assistência hospitalar em anexo garante segurança aos idosos e familiares. Além da proximidade física, a assistência hospitalar observa as condutas adotadas na casa de repouso e tratamento hospitalar pelos médicos do corpo clínico. Quando alta, o retorno ao residencial se dá com segurança, com a manutenção das condutas médico-assistenciais necessárias.
Serviços
Independentemente do grau de necessidade de cuidado do idoso, a Casa de Repouso Elisa Tramontina tem à disposição a solução ideal para melhorar a qualidade de vida de seus residentes. Além dos moradores fixos, que necessitam de cuidado integral e permanente, o local ainda oferece seus serviços para períodos de férias, controle de medicação, assistência médica 24 horas, bem como pessoas que estão passando por reabilitação ou de um plano alimentar individualizado.
Fonte e fotos: Tacchini Sistema de Saúde
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves