Iniciativa ocorre através do projeto ACItália
Uma das maiores riquezas de um povo é a sua herança cultural. Para os habitantes da Serra Gaúcha, especificamente a região de Carlos Barbosa, a memória da vinda dos primeiros imigrantes italianos se faz presente em elementos como a fé e o trabalho e fortalece laços entre a contemporaneidade e os antepassados. A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI, entende a importância de preservar essa memória viva e traz, através do exitoso Projeto ACItália, o espetáculo Le Arti per Via, uma espécie de museu itinerante que já rodou o mundo em espetáculos memoráveis. A apresentação ocorre no dia 27 de julho, sexta-feira, a partir das 19h, na comunidade de Santo Antônio de Castro, com entrada gratuita.
Pela primeira vez na Serra Gaúcha, berço da imigração italiana no RS, o espetáculo vem para reproduzir um dia de trabalho dos mais de 40 personagens que compõem o elenco. São artesões, vendedores e outros profissionais que representam antigas profissões, resgatando através de utensílios e figurinos os costumes da época. O desfile interage com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante italiano como consolo, alegria, fé e esperança.
Para a presidente da Comissão ACItália, Eliani Inês Lanzarini, a vinda de Le Arti per Via é um importante marco cultural, que fortalece os laços buscados na Missão ACItália, cuja quarta edição ocorreu em maio deste ano. “Sempre buscamos trabalhar esse vínculo e esse estímulo da troca cultural. É esse o significado de um Gemellaggio e é algo que procuramos fortalecer em nossas viagens à Itálila. O Le Arti per Via traz a história da imigração com profissões que o italiano trouxe quando veio para cá na esperança de uma vida mais promissora. Todos vieram com uma ocupação e fazer esse resgate através da arte nos mostra de maneira intensa e poética o caminho que se trilhou para chegarmos até aqui”.
Na ocasião, a pesquisadora ítalo-brasileira Catia Dal Molin apresentará seu livro “Ti tazi senpre, te parli mai” sobre a dolorosa história desconhecida e nunca antes contada dos acontecimentos da era Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial. A região da Serra Gaúcha foi escolhida por ainda preservar de maneira intensa sinais do processo de colonização. Por aqui, conservam-se as tradições, os costumes e o uso do idioma Talian, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Além de Santo Antônio de Castro, o Grupo Le Arti per Via segue suas apresentações pelos municípios de Santa Maria, Iraí, Encantado, Marau e Nova Bassano, que comemora seus 60 anos de Gemellaggio com Bassano del Grappa.
SERVIÇO:
Apresentação Espetáculo Le Arti Per Via
Local: Carlos Barbosa – Comunidade Santo Antônio de Castro
Data: 27 de julho de 2018
Hora: 19h
Ingressos gratuitos.
Fonte: ACI
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves