Na manhã desta terça-feira, 05, as alunas Larissa Flach e Letícia Monique Grings junto a professora Marina Paim Gonçalves, da turma 302 da EEEM Elisa Tramontina, estiveram no Telecentro de Carlos Barbosa para apresentar a turma da oficina de smartphone, que objetiva a inclusão digital dos idosos, o protótipo do Projeto Bulas: A tecnologia aliada à saúde, desenvolvido por elas e com a orientação da professora Sandra Seleri.
O projeto consiste na criação de um aplicativo de celular que auxilia no acesso, leitura e compreensão das bulas de remédios de uma maneira facilitada. Através de uma leitura ampliada das bulas, informações por áudio e uso de QR Codes com orientações sobre o consumo de medicamentos.
É gerado um QR Code e ao acessar, a pessoa recebe uma lista de medicamentos onde dentro dessa lista, existem três tipos de bula, sendo: bula resumida, bula com ampliação da fonte da letra e bula em áudio.
A iniciativa visa oferecer uma alternativa às bulas tradicionais que são impressas e contam com letras muito pequenas.
Por ser ainda um experimento, a lista dos remédios existentes dentro do aplicativo ainda é pequena, porém, através das experiências realizadas com as alunas do Telecentro, Larissa e Letícia podem compreender melhor o que ainda precisa ser alterado no projeto, quais as dificuldades encontradas para manuseio do aplicativo e quais os remédios mais utilizados por eles que seria necessário conter dentro do mesmo.
Na próxima quinta-feira, 14, as alunas estarão novamente no Telecentro para apresentar o protótipo a outra turma, com objetivo de qualificar cada vez mais o projeto.
Fonte: Prefeitura de Carlos Barbosa
Foto: Rafaela B. Steffani
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21