A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quarta-feira, 21, dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do RS. Os números referem-se ao ano de 2015, onde o Estado teve uma queda de 0,8%.
Na classificação por municípios, o primeiro colocado continua sendo o Município de Carlos Barbosa (0,879 em 2015), do Corede Serra. Na segunda posição, o município de Água Santa, localizado no Corede Nordeste, obteve índice de 0,873. Em seguida na classificação, Nova Araçá, apresentou índice de 0,865.
Para o estatístico Rafael Bernardini, não há grandes surpresas nesses resultados, uma vez que a classificação segue padrão já conhecido acerca do desenvolvimento no RS. “Os municípios das áreas de colonização em pequenas propriedades, localizados, em sua maioria, no norte e no nordeste do Estado, apresentam indicadores mais altos de desenvolvimento”, explica. Depois de Carlos Barbosa, Água Santa e Nova Araçá, os municípios mais bem colocados no Idese são, respectivamente: Aratiba, Nova Bassano, Veranópolis, Ipiranga do Sul, Garibaldi, Paraí, Bozano.
Dentre os 20 municípios gaúchos que têm mais do que 100 mil habitantes, apenas cinco apresentaram índices de alto desenvolvimento em 2015: Bento Gonçalves (0,831), Porto Alegre (0,816), Erechim (0,811), Santa Cruz do Sul (0,809) e Caxias do Sul (0,801).
A última colocação no ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes ficou novamente com Alvorada (0,571), que também ficou em penúltimo lugar entre todos os municípios do Estado.
A avaliação do Idese é composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde.
Os indicadores completos estão disponíveis AQUI e os fatores determinantes de cada indicador aqui.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Fabiano Mazzotti
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor