A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Carlos Barbosa está promovendo ações de conscientização referente ao movimento Maio Amarelo. Nesse ano, o movimento completa nove anos e a edição 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de ser consciente no trânsito.
Segundo os organizadores: “Depois de dois anos em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, voltaremos a nos “encontrar” verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de “encontros”. Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros.”
Em 11 de Maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de Maio tem o intuito de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, tornando-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza e a cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Após o período crítico da pandemia, no qual as atividades presenciais foram suspensas, nesse ano, a Secretaria de Segurança e Trânsito organizou ações que serão promovidas na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º grau, por meio de ações coordenadas entre os órgãos e entidades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e Educação do Município.
Cronograma nas escolas:
02/05 – Escola Cardeal Arcoverde
03/05 – Escola de Tempo Integral Santa Luzia – Santa Luiza
04/05 – Escola Salvador Bordini – Cinco da Boa Vista
05/05 – Escola Prefeito José Chies – Bairro Triângulo
09/05 – Escola Padre Pedro Piccoli – Bairro Aurora
10/05 – Escola Nossa Senhora Aparecida – Bairro Aparecida
11/05 – Escola de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola – Bairro Navegantes
16/05 – Escola São Roque – Bairro Ponte Seca
18/05 – Escola Elisa Tramontina – Bairro Vila Nova
23/05 – Escola Carlos Barbosa – Bairro Centro
24/05 – Escola Antônio Adriano Guerra – Santo Antônio de Castro
25/05 – Colégio Santa Rosa – Bairro Centro
26/05 – Escola Dom Vital – Torino
Bandeiras amarelas também serão hasteadas no pórtico das bandeiras, na entrada da cidade, para representar o movimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Carlos Barbosa
Foto: Sandro Darsie
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves