Na última década, o Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, tem evoluído constantemente em direção ao conceito de hospital digital para, dessa forma, dispensar 100% do uso de papel no seu dia a dia. Em outras palavras, a intenção da instituição é trabalhar somente com a troca de informações por dispositivos eletrônicos e conexões virtuais.
O principal objetivo de qualquer avanço tecnológico é otimizar os sistemas atuais, facilitar o trabalho do médico e, em geral, melhorar o atendimento ao paciente, reduzindo o erro humano e ainda diminuindo custos e garantindo uma experiência perfeita por toda parte.
“Estas tecnologias utilizadas são compatíveis e equivalentes às utilizadas nos grandes centros brasileiros de saúde. Acima de tudo estes avanços tecnológicos propiciam um atendimento mais ágil, mais seguro e mais personalizado”, descreve o gestor de TI do Tacchini Sistema de Saúde, Carlos Bertolo.
Prontuário Eletrônico
A ação inicial deu-se ainda em 2017, quando ocorreu a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A tecnologia concentra os registros sobre a saúde de um paciente no formato digital, incluindo a assinatura dos profissionais de saúde nos documentos necessários.
Assinados digitalmente, com certificação digital e validade legal, os documentos ficam disponíveis e eletronicamente para todos os setores relacionados ao trabalho na instituição, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados. Desde então, foi descartado o transporte de documentos físicos de um setor para outro, bem como a necessidade de arquivamento de papéis por anos, uma vez que suas versões digitais estão para sempre arquivadas nos sistemas do Hospital São Roque.
Farmácia Mobile
Pensando em melhorar a gestão da dispensação dos medicamentos em sua farmácia hospitalar, o Hospital São Roque também implantou a Farmácia Mobile. O projeto é capaz de trazer mais controle e agilidade ao processo, além de reforçar a segurança dos pacientes.
Além disso, a aplicação da Farmácia Mobile, permite à instituição reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. Isso porque sua implantação evita a utilização de cerca de 33 mil folhas de papel por mês, onde as prescrições eram impressas. O projeto também ajuda a instituição a reduzir o custo com impressões e aluguel de equipamentos.
Protocolo de Manchester
O Hospital São Roque também colocou em prática o Protocolo de Manchester, método de triagem utilizado pelos principais hospitais do mundo. O modelo permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos, uma vez que garante priorização de pacientes mais graves em relação aos casos menos urgentes, oferecendo mais qualidade e segurança à assistência.
Além da classificação da prioridade de atendimento, o sistema faz a gestão dos tempos de atendimento em todo o fluxo do paciente no Pronto Socorro, evitando superlotação e prevenindo falhas de atendimento. A medida também contribui para melhorar a eficiência de utilização de recursos de emergência, evitando o desperdício em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes.
Receituário Digital
Em 2022, a instituição também passou a disponibilizar receitas, atestados e parte dos pedidos de exames em formato digital. A tecnologia permite que o paciente receba diretamente por SMS ou e-mail suas demandas, dando mais agilidade aos processos.
No caso de medicamentos, por exemplo, não é necessária a impressão do documento para a apresentação em qualquer farmácia, basta informar o código da receita ou pedir ao farmacêutico para que leia o QRcode. Já os pedidos de exame podem ser feitos por pacientes vinculados a qualquer convênio. Os pedidos de exames para relacionados ao Tacchimed devem ser feitos no Portal Tacchimed a fim de que seja feita a autorização e o encaminhamento correto.
Mas os benefícios dos serviços digitais vão muito além da agilidade. A sustentabilidade é um ponto considerado importante pelo hospital na implantação. Estima-se que, mensalmente, mais de 25 mil folhas deixem de ser utilizadas no Tacchini em função dessa nova opção.
Além disso, a nova ferramenta também está integrada ao PEP, permitindo o acesso ao histórico de atendimento do paciente. Dessa maneira, o médico verifica o que já foi prescrito anteriormente.
Recepção sem papel
O próximo passo da evolução do Hospital São Roque em direção ao conceito de hospital digital é a implantação do projeto Recepção Sem Papel. A intenção é realizar a assinatura de todos os documentos necessários para o atendimento na instituição de forma eletrônica.
Os documentos serão disponibilizados ao paciente através de um tablet e a assinatura poderá ser realizada a partir de uma caneta especial. Após assinados, uma via de registro será encaminhada ao e-mail do paciente e outra ficará armazenada no hospital.
“As vantagens da implantação do hospital digital são inúmeras. O aumento da agilidade e da segurança e a otimização de uma série de processos são alguns deles. O processo ainda nos permite monitorar integralmente a situação do paciente, uma vez que as informações estão todas centralizadas em um único sistema”, descreve Cátia Argenta, gestora do HSR.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
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