Nesta semana, o Hospital São Roque colocou em funcionamento uma tecnologia que vai ajudar a melhorar a segurança e a agilidade dos atendimentos aos pacientes. A checagem beira-leito passa a ser eletrônica, dispensando a impressão da prescrição médica.
A evolução tecnológica se tornou possível a partir da aquisição de tablets, que serão usados pela equipe de enfermagem. Ao permitir a conferência, separação e administração de medicamentos ao lado do leito, o equipamento otimiza o serviço, garantindo que os profissionais possam dedicar mais tempo e atenção às necessidades do paciente
Ao mesmo tempo, ele garante que o procedimento seja realizado de acordo com as especificações de segurança e em conformidade com o prescrito no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Dessa forma, é possível reduzir as chances de erro, facilitando ainda a auditoria dos prontuários.
Com o uso de dispositivos móveis, é possível visualizar ainda uma série de dados e informações de forma imediata. Esse recurso melhora a experiência de internação e dá ao paciente uma sensação de estabilidade, que é benéfica ao tratamento.
“Nos serviços de saúde, a comunicação é o pilar que sustenta a relação com o paciente. Especialmente no setor hospitalar, a troca de informação deve ser altamente eficiente. Assim, o sistema de checagem beira leito traz uma gama de oportunidades e benefícios. Seja para a equipe de enfermagem ou para o paciente.”, descreve a coordenadora e responsável técnica da enfermagem do Hospital São Roque, Carene Carvalho.
Sustentabilidade
Os benefícios da nova tecnologia adotada pelo São Roque não beneficiam apenas pacientes e profissionais de saúde. O meio ambiente também sai ganhando com o sistema eletrônico. A estimativa é que, com o uso dos tablets, pelo menos 6 mil folhas de papel em que as prescrições eram impressas, deixarão de ser utilizadas.
Fonte: Tacchini Sistema de Saúde
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21