O déficit de vagas na educação infantil, em Bento Gonçalves, registrou uma queda de 33% no final do mês de março. As informações são da Secretaria de Educação. Assim, no caso de crianças de 0 a 3 anos, o excedente caiu de 520 para 350.
Para isso, conforme a titular da pasta, Iraci Luchese Vasques, foi feita uma readequação nos espaços nas escolas e realizada a compra de algumas vagas a mais. O objetivo é adquirir até 500 vagas. “Estamos bem satisfeitos com esses resultados”, afirma. No que se refere às crianças de 4 e 5 anos, totalizando 1.917 alunos, toda a demanda é atendida, tanto nas escolas da rede municipal, quanto por meio de 22 cessões de uso em escolas da rede estadual.
A Meta I do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação prevê que os municípios atendam, até 2024, 50% da demanda das crianças de creche (com idades entre 0 e 3 anos). Bento Gonçalves já atende 85% da demanda.
A carência deve diminuir ainda mais com a conclusão de duas escolas de educação infantil que estão com as obras em andamento, mas em ritmo lento, de acordo com a Secretaria de Educação. Uma das instituições está localizada no Loteamento Santa Fé e outra no Bertolini. Cada uma delas disponibilizará 120 vagas. “Estamos buscando sempre a atualização do que é feito para que a verba venha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, ressalta.
De acordo com Iraci, os valores encaminhados são baixos, mas estão sendo direcionados ao município. Os últimos dois repasses, conforme ela, foram de R$ 26 mil para casa escola. “Não tenho uma previsão de conclusão, mas elas já estão com mais de 60% concluídas”, menciona.
O município possui um total de 9.990 alunos matriculados na rede municipal de educação. Destes, 6.144 no ensino fundamental, médio e especial e 2.386 crianças na educação infantil.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Davi Da Rold
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha