O ritmo e a tradição da capoeira estão transformando a realidade de crianças e adolescentes no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves. O projeto “Capoherança: Ginga do Ontem, Herança do Amanhã” oferece oficinas gratuitas da arte afro-brasileira, fomentando a cultura, a disciplina e o pertencimento social na comunidade.
Liderado pelo proponente Felipe Masiero, o projeto foi contemplado no Edital 07/2025 – Fomento em Áreas Periféricas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), recebendo um aporte de R$ 30.000,00 da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A PNAB, programa do Ministério da Cultura, fundamental para o fomento cultural, permite que iniciativas como essa cheguem a regiões que mais necessitam de acesso e investimento em atividades artísticas e sociais.
As oficinas regulares de capoeira acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h30min às 21 horas, e são abertas a crianças e adolescentes de todas as idades do bairro Vila Nova II. As aulas ocorrem em espaços cedidos pelo CTG Presilha da Serra e na Praça Rui Boza, da Escola Municipal Professora Maria Benini, locais onde as atividades já eram realizadas de forma voluntária. A ação busca impactar diretamente cerca de 40 crianças e jovens, além de seus familiares, utilizando a capoeira como uma poderosa ferramenta de transformação social. Para mais informações sobre as oficinas, o contato é 54 99164.7283.
Além das aulas regulares, o projeto “Capoherança” prevê a realização de dois eventos de grande relevância para a comunidade e para a difusão da capoeira na cidade. No dia 16 de agosto, a Praça do bairro Vila Nova II será palco de um evento especial, que incluirá uma Oficina com o Mestre Capelão, incluindo atividades como movimentação e acrobacias, almoço, instrumentação e musicalidade e uma roda de capoeira. Neste dia, em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 23 de agosto.
Já no dia 11 de outubro, o CTG Presilha da Serra, também no bairro Vila Nova II, receberá o 3º Batizado e Troca de Graduações. Este evento, que promete celebrar a evolução dos praticantes, ocorrerá das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas. A ação conta com a participação da Associação Cultural Brasileira Capoherança, do supervisor oficineiro Mestre Manduvá, do organizador Mestrando Kusko e do padrinho oficineiro Mestre Nino Alves.
O secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, ressalta a importância de projetos como o “Capoherança”.
“A capoeira é uma manifestação cultural riquíssima, que vai muito além da luta. Ela é arte, música, história e, acima de tudo, uma ferramenta poderosa de inclusão social. É fundamental que projetos como este aconteçam em bairros periféricos como o Vila Nova II, onde o acesso à cultura e a atividades formativas pode transformar a vida de nossas crianças e adolescentes. O investimento da PNAB, por meio dos nossos editais, reflete nosso compromisso em levar a cultura para todas as áreas da nossa cidade, garantindo que ninguém fique à margem de oportunidades.”, afirma Soares.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA