Capão da Canoa é o município com maior população média no Litoral Norte durante o veraneio, diz estudo da FEE

Durante os meses de verão, Atlântida Sul (519,4%) e Quintão (515,2%) são os dois balneários que apresentam os maiores crescimentos médios em relação à população permanente, afirma um estudo da Fundação de Economia e Estatística (FEE), divulgado nesta quinta-feira (28).

São dados que atualizam a pesquisa Estimativas para a população flutuante do Litoral Norte do RS, de junho de 2016, dos pesquisadores Pedro Tonon Zuanazzi e Mariana Bartels. “A estimativa do aumento da população do Litoral Norte no veraneio é importante para a distribuição de recursos públicos, como o contingente de policiais a ser deslocado, por exemplo. Para o setor privado, são dados que permitem embasar a tomada de decisões gerenciais”, analisa Pedro Zuanazzi, Coordenador do Núcleo de Demografia e Previdência da FEE. O aumento da população total da região ocorre devido aos veranistas e turistas provenientes, principalmente, de outras cidades do Rio Grande do Sul.

O estudo, que traça a projeção para o mês de fevereiro de 2018, considera como Litoral Norte os oito municípios banhados pelo mar — Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres —, além das praias de Quintão (pertencente a Palmares do Sul), Atlântida Sul (pertencente a Osório) e Santa Rita de Cássia (pertencente a Terra de Areia).

As estimativas de cada um dos oito municípios investigados incluem a população de todas as praias que estão contidas dentro da extensão da faixa de areia formada do município. O Município de Imbé, por exemplo, inclui as praias de Imbé, Presidente, Mariluz, Santa Terezinha e Albatroz, dentre outras.

Para fevereiro de 2018, a FEE sinaliza que, aos 1.189 residentes permanentes de Atlântida Sul, se somará uma população flutuante média superior a seis mil indivíduos, representando um aumento de 519,4%. A menor variação ocorre em Torres (59,6%), enquanto que Capão da Canoa e Tramandaí, municípios com maior população permanente, também são os municípios com maior população de veranistas.

tabela

 

Fonte: FEE

 

error: Conteúdo Protegido