A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural coordenado pela Secretaria da Agricultura, em parceria com a Emater, promove o curso “Massas Frescas e Recheadas”, para a comunidade da Capela das Almas, no Vale dos Vinhedos. Dezenove mulheres participam da capacitação que foi aberta nesta quarta-feira, 24.
A qualificação,ministrada pela extensionista Social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte, tem duração de 16 horas/aula e trata de boas práticas de fabricação e novas técnicas de elaboração de massas frescas como: espaguete, talharin, penne, nhoque, molhos (tomate seco, ao pesto, funghi, carbonara, brócolis com calabresa, ao sugo com manjericão e bolonhesa) e massas recheadas como: lasanhas vegetariana, bolonhesa e de frango, canelone, rondeli, ravioli e tortei.
Durante a abertura, o secretário da pasta, Dorval Brandelli, salientou que a finalidade das capacitações é dar alternativas para a geração de renda para as famílias. “A integração das comunidades é primordial, mas os cursos vão muito além disso. Vocês vão aprender as receitas que já sabem produzir, mas com técnica e métodos para aumentar a produtividade. Com esse incentivo, há também, a possibilidade de se estabelecer alguma atividade e aproveitar o potencial turístico que a região possui. Assim, estamos incentivando a geração de renda e a permanência do agricultor no meio rural”, afirmou.
O curso encerra nesta quinta-feira, 25, com um almoço de confraternização entre as participantes. Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMDA
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações
Atleta do Farrapos é convocado pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano de Sevens