A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural coordenado pela Secretaria da Agricultura, em parceria com a Emater, promove o curso “Massas Frescas e Recheadas”, para a comunidade da Capela das Almas, no Vale dos Vinhedos. Dezenove mulheres participam da capacitação que foi aberta nesta quarta-feira, 24.
A qualificação,ministrada pela extensionista Social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte, tem duração de 16 horas/aula e trata de boas práticas de fabricação e novas técnicas de elaboração de massas frescas como: espaguete, talharin, penne, nhoque, molhos (tomate seco, ao pesto, funghi, carbonara, brócolis com calabresa, ao sugo com manjericão e bolonhesa) e massas recheadas como: lasanhas vegetariana, bolonhesa e de frango, canelone, rondeli, ravioli e tortei.
Durante a abertura, o secretário da pasta, Dorval Brandelli, salientou que a finalidade das capacitações é dar alternativas para a geração de renda para as famílias. “A integração das comunidades é primordial, mas os cursos vão muito além disso. Vocês vão aprender as receitas que já sabem produzir, mas com técnica e métodos para aumentar a produtividade. Com esse incentivo, há também, a possibilidade de se estabelecer alguma atividade e aproveitar o potencial turístico que a região possui. Assim, estamos incentivando a geração de renda e a permanência do agricultor no meio rural”, afirmou.
O curso encerra nesta quinta-feira, 25, com um almoço de confraternização entre as participantes. Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMDA
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul