A partir de citações do escritor moçambicano Mia Couto e da cantora brasileira Eis Regina, a prova de Redação do Vestibular da UFRGS abordou a questão sobre a imitação e a produção de um estilo próprio. Os trechos transcritos revelam o entendimento dos dois artistas sobre suas singularidades construídas a partir de modelos de outros. O enunciado trouxe ainda uma reflexão do filósofo francês Robert Dufour, para o qual “estilo no mundo atual é não ter estilo”. Os candidatos tiveram de dissertar sobre o que é ter um estilo.
As redações são avaliadas em duas modalidades – analítica e holística – por dois examinadores distintos. Cada um atribui escores independentes entre 0 e 10. Se os escores tiverem distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, a redação será reavaliada por um terceiro examinador. São avaliadas somente as redações de candidatos pré-classificados, conforme critérios descritos no item 6 do Manual do Candidato. A redação equivale a 50% da prova de Língua Portuguesa, e os outros 50% correspondem às 25 questões de escolha múltipla. O gabarito referente a estas questões será divulgado hoje, às 17h, no site do Vestibular.
A tranquilidade que marcou o primeiro dia do Vestibular se repetiu nesta segunda-feira, não havendo registro de incidentes ou transtornos. Amanhã, terça-feira, dia 10, serão aplicadas as provas de Biologia, Química e Geografia. O Vestibular termina na quarta-feira, dia 11, com História e Matemática. Os vestibulandos poderão acessar no Portal do Candidato a partir da tarde de hoje o espelho das folhas óticas das provas do dia anterior.
Fonte: Imprensa UFRGS
Recesso escolar é de 21 de julho a 1º de agosto em Bento
Alunos da rede pública de ensino de Bento recebem Medalha de Ouro da OBMEP, no Rio de Janeiro
EMEFE Caminhos do Aprender disponibiliza vídeos de contações de histórias para a comunidade surda, cega e em geral